Por paulo.gomes

Rio - A partir deste domingo, Nova Friburgo vira a capital da moda íntima do país. Durante três dias, a cidade recebe a 23ª edição da Feira Brasileira de Moda Íntima, Praia, Fitness e Matéria-Prima (Fevest), que espera atrair cerca de 8.500 visitantes e gerar R$ 50 milhões em negócios. A expectativa é de um crescimento de 20% em relação ao ano passado.

De domingo a terça-feira%2C a cidade serrana fluminense recebe dezenas de desfiles de moda íntima e praia. O evento atrai compradores de grandes magazines de todo o paísDivulgação

Já no primeiro dia do evento haverá o lançamento do Senai Espaço da Moda, promoção da Firjan, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2014. O objetivo é atender às necessidades da indústria têxtil da região.

Para Marcelo Porto, presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo (Sindvest), o crescimento da feira é reflexo do desenvolvimento desse setor no município, que se consolidou como principal polo de moda íntima no país. “Os empresários locais se uniram e há um esforço para que a indústria se desenvolva cada vez mais”.

Conforme Valéria Lattanzi, uma das organizadoras do evento, a feira atrai consumidores de todos os estados, além de estrangeiros. “Os principais compradores são as grandes redes de varejo, além de lojistas e grifes que vêm desenvolver coleções com as confecções”, explica. As revendedoras autônomas têm menor representatividade na feira. Mas elas são importantes para o comércio na cidade durante o ano inteiro.

Moda que gera 20 mil empregos e quer crescer

O polo de moda íntima de Nova Friburgo conta hoje com 1.500 pequenas e médias empresas. Essa indústria corresponde a 47% da economia da cidade e é responsável por 25% da produção brasileira. E para completar, gera 20 mil empregos, sendo oito mil diretos e 12 mil indiretos.

Na feira são expostos vários modelos de lingeries para todos os tamanhos. Também há opções para homensDivulgação

De acordo com Rita Tardin, proprietária da loja e da confecção Tardene, em Friburgo, o polo de moda íntima no país está em expansão. “É um mercado muito atrativo, principalmente por estar ligado ao desejo, à sensualidade. Além disso, trabalhar com as mulheres é muito bom, porque elas são boas compradoras”, afirma.

Tendo em vista as possibilidades de crescimento do setor, a Tardene vai lançar em breve uma coleção para as gordinhas, com tamanhos que variam de 44 a 48. “Recebíamos muitos pedidos por tamanhos maiores de espartilhos. A ideia é vender lingerie para a mulher real, com modelos que valorizem o corpo, sem ser vulgar”, diz.

A moda fitness também é um segmento que vem crescendo no país. Proprietário da Nitrato NO3, Ronaldo Barbosa explica que esse tipo de roupa deve acompanhar as tendências da moda. “A tecnologia também é fundamental. Trabalhamos com tecidos que reduzem o impacto da musculatura na hora do exercício, têm propriedades antibactericidas e estimulam a oxigenação”, conta.

De acordo com ele, o maior problema é encontrar mão de obra qualificada para trabalhar com os materiais específicos para as roupas de ginástica. Por isso, os funcionários — todos moradores do município — são treinados gradativamente pela própria fábrica.

A Fevest é a porta de entrada de novos compradores na cidade. Mas, segundo Valéria Lattanzi, sua importância vai além das confecções. “A feira promove um crescimento do setor hoteleiro, gastronômico e gera emprego para prestadores de serviço da cidade, como maquiadores, fotógrafos e transportadoras. Desde abril tem muita gente trabalhando”, conta ela.

Espaço da Moda será lançado durante a Fevest

Presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira vai anunciar durante a abertura da Fevest, no domingo o lançamento do Senai Espaço da Moda, destinado a atender às necessidades do segmento de moda íntima, praia e fitness em Nova Friburgo. Com área de dois mil metros quadrados, o local terá exposições, palestras, workshops, oficinas, cursos e consultorias.

Além disso, o espaço vai contar com salas de aula, onde será possível estudar costura, estilo, modelagem, entre outras técnicas necessárias aos profissionais que trabalham nas confecções. A expectativa é de que o número de formandos no setor aumente de 430 para 600.

Por fim, o local terá auditório, biblioteca, acervo de materiais, além de um espaço para encontros do conselho de moda e de sindicatos.

Gastronomia em Friburgo

Além da Fevest, a cidade de Friburgo recebe até 11 de agosto o festival Gastronomia Criativa, que conta com a participação de 16 bares e restaurantes. O objetivo é aproveitar o movimento para promover o turismo e estimular a criatividade dos estabelecimentos no preparo das comidas. Alguns se inspiram até nas lingeries para criar novos pratos.

Presidente do Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Flavio Stern diz que esse mês os hotéis da cidade tiveram 98% de ocupação. “Há muito tempo os hotéis não ficavam tão cheios. A ideia é prolongar ao máximo a temporada de inverno, que para nós é a época mais lucrativa do ano”, avalia.

Você pode gostar