Rio - Ainda dá tempo de renegociar as dívidas e recuperar o crédito para comprar o presente do Dia dos Pais, além de reorganizar as finanças para as festas de fim de ano. Redes de varejo e empresas de análise de crédito oferecem descontos de até 80% em acordos que ajudam os consumidores que querem sair do vermelho.
A rede Leader, por exemplo, além de descontos de 80% nas dívidas no cartão da loja, oferece prazos longos e parcelas fixas para o pagamento. A TeleCheque, especializada em análise de crédito para quitação com cheques, mantém campanha durante o mês de agosto, com redução de até 50% nas dívidas.
Para Marlon Martins de Oliveira, 30 anos, vale à pena aproveitar as campanhas. Ele foi ontem à Leader renegociar seu débito. “Não vejo a hora de me ver livre dessas dívidas. Se eu conseguir me liberar, vou dar um dinheirinho para as crianças comprarem o presente do Dia dos Pais”, contou.
Luciane Mota Gomes, 49, também aprova a iniciativa. “Antes, ou a gente pagava o valor ou continuava com o nome sujo”, lembra.
COMO NEGOCIAR
Para Flávio Calife, economista da Boavista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), o consumidor deve renegociar as dívidas diretamente com as empresas. “Os intermediários sempre estarão menos dispostos a baixar valores e juros”, explica.
Além disso, é fundamental que o devedor não comprometa a renda mais do que pode gastar. Antes de negociar, o cliente precisa avaliar qual a capacidade de pagamento. “É preciso planejar o orçamento e avaliar como aquela parcela se encaixa. Além disso, é válido tentar reduzir juros, multas e prazos”, avalia.
De acordo com o especialista, o mais importante para evitar o acúmulo de dívidas é a organização. Ter uma planilha com as despesas mensais ajuda a controlar os gastos.
Cadastro passa a valer
Começou a funcionar ontem o Cadastro Positivo, sistema que permite às empresas verificar se o cliente é bom pagador. Aqueles que tiverem o nome incluído no banco de dados vão ter facilidades em obter crédito com juros mais baixos.
O consumidor que quiser autorizar sua inclusão no cadastro deve fazer a adesão no site da Serasa (www.serasaexperian.com.br). Ele receberá grátis um relatório sobre as atividades de seu CPF e um aviso sempre que o documento for consultado.
Após o período de gratuidade de 30 dias, o consumidor que desejar manter o serviço pode contratar a solução no site da Serasa Experian.
Desemprego provoca inadimplência
O desemprego foi identificado como a maior causa de inadimplência, representando 30% dos casos, entre os consumidores entrevistados pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. O descontrole financeiro vem em seguida, com 28% das respostas.
Do total dos entrevistados, 8% dos inadimplentes declararam não ter condições de pagar suas contas em atraso. Dos outros 92% que esperam ter condições de pagar a dívida, 41% pretendem quitar à vista e 59%, parcelado. Destes, 75% pensam pagar em um mês, 15% entre 30 e 90 dias, e outros 10%, negociarão prazos superiores a 90 dias.