Por bferreira

Rio - O Tribunal de Contas da União (TCU) prepara um ranking de qualidade do serviço público federal que será definido e atualizado levando em conta informações de mais de dois milhões de funcionários da União. A listagem será dividida em três classes: verde, amarela e vermelha. As cores indicam se as instituições se encontram em um estágio aprimorado, intermediário ou inicial, respectivamente, de governança de pessoal.

Segundo o TCU, a fiscalização nessa área tem como objetivo traçar um diagnóstico sobre a política de pessoal em vários órgãos da administração pública. Com os resultados, o tribunal vai identificar pontos críticos e possíveis áreas de atuação, como subsídios para outras fiscalizações.

Serão utilizados como base do ranking alguns dados colhidos pelo TCU como remuneração, planos de carreira, condições de trabalho e número de terceirizados.

A avaliação relativa aos servidores públicos será baseada em um programa do Tribunal de Contas iniciado em 2007. Na divulgação de 2012, 16% dos órgãos tiveram classificação verde, 50%, amarela e 34%, vermelha.

Você pode gostar