Por bferreira

Rio - Você não gosta do que faz, mas tem receio de tentar mudar de carreira? Você não está só! Segundo pesquisas, a maioria das pessoas não se sente feliz na profissão que exerce, e o motivo pode estar na escolha inadequada da área e ter um mau chefe. A boa notícia é que não é preciso ficar sofrendo! Hoje, as pessoas mudam de profissão pelo menos cinco vezes na vida! Veja as dicas para analisar a mudança de ramo de trabalho.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Fui convidada por meu ex-chefe para um emprego que é realmente o que eu mais gosto de fazer, mas para ganhar menos do que eu ganho hoje. Devo aceitar a nova proposta?”

Camila , Bangu

Olá Camila! A palavra trabalho vem do latim, tripalium, e significa instrumento de tortura. Mas trabalhar não precisa ser um castigo. As causas mais comuns para as pessoas não se sentirem felizes profissionalmente são: não gostar mais da profissão que foi escolhida na juventude e ter um mau chefe.

Mas ninguém está “amarrado” à empresa, carreira ou chefe. O trabalho tem um impacto muito grande em nossa vida pelo número de horas que passamos nele.

Portanto, é válido examinar a possibilidade de mudar de empresa ou de profissão na busca da realização profissional. Hoje, as pessoas trocam de profissão pelo menos cinco vezes na vida.

Peça ajuda a um profissional mais experiente de sua confiança ou à área de Recursos Humanos para descrever o seu perfil, liste seus pontos fortes e fracos e procure identificar a “carreira dos seus sonhos”. Essas informações vão ajudar a encontrar a resposta.

Mas para ter certeza da sua paixão profissional, pergunte-se “o que você faria de graça?” Mudar de carreira não é um processo rápido e no começo você pode não ganhar tanto ou passar por um período de instabilidade. Existe um tempo de adaptação que provoca certa insegurança.

Mas esse é um caminho que é trilhado por quem busca maior satisfação, qualidade de vida ou felicidade. Lembre-se: metade do sucesso na carreira vem da paixão pelo que se faz. Boa sorte em sua caminhada profissional!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças.

Você pode gostar