Rio - O comércio do Rio reage com promoções de até 80% de desconto ao fraco desempenho das vendas no primeiro semestre. Segundo dados de junho da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada ontem pelo IBGE, o volume de vendas do comércio varejista cresceu apenas 1,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Para a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o resultado confirmou o primeiro semestre de 2013 como o mais fraco desde 2003.
Segundo Fabio Bentes, economista da CNC, a expectativa de crescimento do comércio este ano é de 3,8%. Em 2012, foi de 8,5%. “Não podemos falar em crise, pois é difícil a situação piorar. A tendência é que o comércio tenha leve melhora, que só pode ser atrapalhada se o dólar subir mais”, afirma o especialista.
O resultado do baixo desempenho do setor foram estoques cheios nas lojas, que estão investindo em liquidações de até 80%. De acordo com o economista, essa estratégia pode ajudar a melhorar os resultados do comércio.
Entre os fatores que motivaram a desaceleração das vendas estão a alta da inflação, o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e os juros mais altos para o crédito. “Com os alimentos muito caros, as pessoas deixaram de consumir produtos mais supérfluos. Com isso, o comércio é sacrificado”, avalia Bentes.
Preços até 80% menores a partir de hoje
A campanha Ponto Mix, no West Shopping, em Campo Grande, oferece a partir de hoje descontos de até 80% em lojas de roupas femininas, masculinas e infantis, calçados, acessórios, produtos para casa, brinquedos e itens de perfumaria. Já no Madureira Shopping, a campanha Liquiloucura oferece preços reduzidos em até 70% nas peças da coleção outono/inverno.
Lojas de departamento também investiram nas promoções. O site da Magazine Luiza também está com descontos de até 70%. Na loja virtual da Ponto Frio, todos os produtos estão com preço reduzido em até 10%. Já no site da Marisa, é possível encontrar produtos até 50% mais baratos.