Rio - Agências das Gerências Executivas Norte, Duque de Caxias e Niterói do INSS também vão participar do projeto do instituto que envia cartas com a contagem do tempo de contribuição a trabalhadores e contribuintes individuais. A iniciativa faz parte da segunda etapa do piloto iniciado nos 18 postos da Gerência Centro no mês passado, conforme a coluna antecipou com exclusividade na edição de 7 de julho. A nova etapa deve começar até o fim do ano, após o INSS analisar o desempenho do projeto durante três meses para adaptar as agências ao novo serviço.
Com a expansão, os segurados com mais de 45 anos de idade passam a ter mais 41 locais para entregar o formulário com o pedido de contagem de tempo. Além dos 18 postos da Gerência Centro, outras dez agências da Norte, 16 de Duque de Caxias e 15 de Niterói ficarão aptas a receber os documentos.
Avaliação em outubro
“Em outubro vamos avaliar os números do projeto que começou aqui no Rio. Mas, tudo indica que será levado, em uma segunda etapa, para as agências das gerências Norte, Duque de Caxias e Niterói até o fim do ano, além de ser mantido nas da Centro”, revelou à coluna o novo superintendente do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais, Carlos José do Carmo.
De acordo com o gerente-executivo Flávio de Souza, da Gerência Centro, em um mês as agências receberam 3.443 formulários para envio de dados. Ele informou que, em 30 dias, 1.400 cartas foram encaminhadas aos segurados que preencheram os documentos e entregaram nos postos. Além do formulário, o segurado precisa encaminhar cópia da identidade e do comprovante de residência.
“Os números iniciais são positivos. No entanto, temos que confirmar nossa capacidade de atender a demanda que vai aumentar. Criamos um novo serviço e não podemos nos descuidar dos outros que prestamos também”, ressalvou o superintendente.
Segundo Carlos do Carmo, a proposta de enviar correspondência vai se tornar um laboratório para que, em breve, seja implementado em outros estados. O Ministério da Previdência e o INSS, em Brasília, já demonstraram interesse em adotar a iniciativa.
Pedido indevido apresenta queda
O envio de cartas para segurados do INSS com dados sobre a contagem de tempo de contribuição já apresenta os primeiros efeitos. No mês de julho, as gerências-executivas no Rio registraram queda nos pedidos indevidos de aposentadorias, ou seja, quando o trabalhador ainda não preencheu as condições mínimas para requerer o benefício.
Só na área da Gerência Centro a diminuição de pedidos foi de 14%, nas agências as solicitações diminuíram 7% e em Caxias, 3,2%.
“Temos que levar em conta que no mês de julho houve os feriados da Jornada Mundial da Juventude o que reduz a ida de segurados às agências. Mas resultado mostra uma forte tendência de que o envio das cartas teve impacto positivo”, avalia o gerente-executivo da Gerência Centro, Flávio Souza.
A retirada da demanda por simulações das agências do INSS abrirá novas vagas na agenda de atendimento de outro serviços mais prioritários como recursos e revisões.
Consultoria personalizada
Novo projeto de serviço do INSS está no “forno”. A ideia é oferecer espécie de consultoria personalizada para segurados, como a que é prestada por gerentes em bancos. A proposta será formatada até o fim de outubro e apresentada em Brasília.
“A Diretoria de Atendimento nos autorizou a desenvolver a consultoria. O embrião foi o envio das cartas. Vamos trabalhar para que o segurado seja orientado sobre o melhor momento de se aposentar, ajudar a preencher lacunas de contribuições, assim como os gerentes de bancos fazem com clientes sobre aplicações financeiras, saldo de conta", explica Flávio Sousa.
A melhoria de atendimento também passa pela qualificação dos servidores do INSS. De acordo com o superintendente, Carlos do Carmo, a iniciativa começará com funcionários da Gerência de Campos, Norte Fluminense. Eles vão fazer cursos de atualização de cadastro e aposentadoria a partir de 1º de setembro.
Informações recebidas após 15 dias
A autônoma Mitz Correa Marques, 54 anos, preencheu o formulário no mutirão promovido em junho pelo INSS na Central do Brasil. Ela recebeu a carta em casa após 15 dias com o histórico de contribuições. “Perdi os documentos e carnês em uma enchente. A carta vai servir muito quando for pedir a aposentadoria. As informações estão aqui. Só preciso ir à agência para acertar contribuições em atraso”, afirmou.
5 minutos com Carlos José do Carmo, superintendente do INSS
À frente da Superintendência do INSS do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais desde 1º de junho, Carlos José do Carmo diz que o foco de sua gestão é o atendimento nas agências. Ele afirma que pretende criar nova mentalidade e dar condições de o segurado acompanhar melhor as informações do cadastro da Previdência.
1.Como mudar a mentalidade do segurado?
A ideia é que ele possa acompanhar de perto seus dados no cadastro da Previdência. Por isso, estamos evoluindo muito nessa área. Quero que o segurado receba em casa as informações. Faça como se estivesse acompanhando as informações de sua conta corrente ao examinar o extrato bancário.
2. Querem tirar o segurado dos agências?
É possível evitar que ele vá à agência fazer serviços que poderia ser feito pela internet. Assim, podemos direcionar nossa mão de obra para atividades mais essenciais como avaliação de recursos e concessões de benefícios.
3. Qual o resultado?
Temos hoje índice de 40% de indeferimentos. A tendência é que o percentual caia pelo fato de os pedidos de segurados fiquem mais consistentes.
4.O Rio terá novas agências do INSS?
Sim. Vamos inaugurar dia 26 de agosto uma em Piabetá. Há planos para Seropédica e Recreio.
5.Vão investir nos servidores também?
Vamos formar multiplicadores para capacitar os demais servidores. Precisamos que os funcionários sejam cada vez mais profissionais e capacitados.