Por bferreira

Rio - Após falta de entendimento entre a Dataprev e o INSS sobre quando a consulta ao contracheque com a antecipação do 13º estaria liberada, os aposentados puderam ontem, finalmente, ver quanto vão receber. Pela manhã, quem acessou o site da Previdência pôde visualizar o extrato de pagamento com a primeira parcela do abono de Natal. A previsão da Dataprev, no entanto, era de que a consulta ocorreria somente a partir de hoje.

O conflito de informações começou na segunda-feira, data que o Ministério da Previdência havia anunciado que o contracheque estaria liberado para consultas dos mais de 26,1 milhões aposentados, pensionistas e segurados do INSS em todo o país. No Estado do Rio vão receber a antecipação 2,83 milhões de segurados.

No entanto, o acesso não foi permitido. O ministério alegou que teria ocorrido problema no sistema da Dataprev. Já a empresa responsável pela folha do ministério informou que no dia 19 deste mês foi concluído o envio à rede bancária dos dados de pagamentos. “E não a liberação da consulta aos extratos pela internet, como anunciado pelo Ministério da Previdência Social”, explicou em nota.

A Dataprev divulgou ainda na terça-feira que as consultas pela internet aos extratos estariam disponíveis somente a partir de hoje, o que acabou acontecendo ontem.

O calendário de pagamento de metade do 13º começa na próxima segunda-feira para os segurados que recebem um salário mínimo (R$ 678). Já quem ganhar acima do piso nacional mínimo terá o benefício creditado, a partir do dia 2 de setembro.

A parcela antecipada do abono natalino será creditada juntamente com os benefícios referentes a agosto.

Você pode gostar