Rio - A carioca Andarella, marca de sapatos e bolsas, quer ampliar seus passos no setor calçadista, ir além dos mercados onde está presente e consolidar sua posição nos territórios onde atua. Para isso, a empresa familiar optou pela gestão profissional e a qualidade no atendimento aos franqueados e candidatos a uma franquia. Mosana Marins, gerente de Expansão da Andarella, veio da rede de fast-food Bob’s com disposição de sobra para as mudanças, que incluem a revisão de plano de abertura de lojas.
“Os membros da família se tornaram conselheiros e decidimos revisar o plano de inaugurações. Esse ano, cinco ou seis lojas serão abertas. A mudança está relacionada ao cenário no primeiro semestre, que foi de vendas menores para o setor”, explica Mosana.
A rede também busca um novo perfil de franqueado, que tenha condições de abrir mais de uma loja da marca. Para isso, o investimento em treinamento, gestão de vendas e operações tem sido um dos trabalhos junto aos franqueados e potenciais interessados. O custo inicial para a abertura de uma filial (fora o ponto) fica em torno de R$ 300 mil. A meta para o período 2014/2015 é ter 85 lojas abertas. Esse ano, serão 65 em funcionamento.
A empresa quer se reposicionar no mercado paulistano, considerado importante para a marca, indo além dos shoppings populares onde já está presente. Outra meta é fortificar as vendas e abertura de pontos em mercados onde já tem bom um desempenho, caso dos estados do Rio de Janeiro, Maranhão e Espírito Santo.
A reportagem é de Érica Ribeiro