Por helio.almeida
Dilma disse que mesmo com a alta do dólar%2C impacto será menor que em outros paísesDivulgação

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff comentou nesta quarta-feira a alta que o dólar vem sofrendo nos últimos dias. Durante entrevista a rádios de Minas Gerais, Dilma disse que a causa da valorização da moeda norte-americana está em uma mudança na política econômica dos Estados Unidos, e não tem relação com a economia brasileira.

"Esta questão das alterações no dólar, no caso, é internacionalmente um processos de valorização, não se deve à economia brasileira. Tem a ver com o fato de que o banco central americano resolveu mudar a politica deles. Eles iam com uma política expansionista", explicou.

Disse disse que o Federal Reserve, que é o Banco Central norte-americano, colocou quase 12 a 13 trilhões de dólares no mercado, mas que resolveram que mudar essa política. "Só isso provocou em todo mundo, não é só no Brasil, em todos países emergentes e também em alguns desenvolvidos uma violenta desvalorização cambial", afirmou a presidenta.

Impacto menor no Brasil

Para a presidenta, o impacto da alta do dólar no Brasil vai ser menor que em outros países devido o Brasil estar entre os meiores países com maior reservas em dólares.

"Isso não impacta a economia brasileira como impacta outras. É óbvio que algum impacto tem, mas nós temos as nossas reservas em dólar. Nós estamos seguramente entre os cinco, seis países com maior volume de reservas do mundo. Tem 372 bilhões de dólares de reserva. Então nós temos o que se chama de bala na agulha para encarar esse processo que ocorre internacionalmente, que independe da politica monetária", afirmou.

Você pode gostar