Por adriano.araujo

Rio - Começa a valer a partir desta sexta-feira a suspensão da venda de 246 planos de saúde de 26 operadoras. A punição foi imposta pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) as empresas por não cumprimento de prazos de atendimento, entre outras reclamações de clientes. A agência obteve na Justiça, na última quarta-feira, decisão favorável contra liminar impetrada pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde) que cancelava a punição.

Presidente da ANS, André Longo afirmou que as empresas suspensas são responsáveis por 37% das mais de 17 mil reclamações recebidas de março a junho deste ano. Em 2012 foram registradas 75.916 queixas. “De dezembro de 2011 até hoje, o volume de queixas aumentou seis vezes”, disse Longo.

Um dos argumentos da Fenasaúde contra a suspensão de venda se pautava na suposta inclusão de operadoras na lista sem que elas fossem notificadas antecipadamente.

Longo explicou que, além de informar, as empresas tinham cinco dias úteis para responder ao questionamento. O diretor frisou que usuários de planos devem recorrer à própria operadora quando tiver divergência. Não havendo acerto, o próximo passo é registrar queixa na ANS.

A lista dos planos com venda suspensa está disponível no site da ANSDivulgação


Você pode gostar