Rio - A nove dias do início do Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, por quê não saborear também uma outra paixão: a cerveja? Ainda mais quando ela é de marca exclusiva. Essa é a proposta de fabricantes e distribuidores da bebida, que passaram a investir em rótulos com nomes de bandas nacionais de rock para ganhar mercado e ampliar o poder de divulgação. Ultraje a Rigor, Blues Etílicos, Matanza, Ratos de Porão, Raimundos e Sepultura são alguns dos títulos que estão nas gôndolas dos mercados e casas especializadas.
O preço pode não ser lá muito pop — fica em torno de R$ 20 a garrafa de 600 ml — mas a proposta do mercado de cervejas especiais ou premium é justamente a exclusividade. Diretora do Núcleo de Empresas Cervejeiras da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Neide Araujo afirma que as microcervejarias especiais representam 0,15% do mercado nacional. E, por isso, é preciso investir em ferramentas de marketing para chamar a atenção do consumidor.
“As microcervejarias não dispõem da mesma estrutura das grandes e precisam encontrar meios de ganhar espaço no mercado. O preço é alto porque o público-alvo é diferenciado e a distribuição é feita em bares temáticos. Essa fórmula poderá até mesmo, no futuro, estimular as grandes cervejarias a seguir um caminho semelhante”, calcula Neide Araujo.
Empresas familiares em busca do grande mercado
O mercado de microcervejarias e bebidas especiais se firma cada vez mais no país. Hoje existem de cerca de 200 fábricas nacionais em atividade. Conforme a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a indústria cervejeira no Brasil tem sua classificação pautada pelo modo de produção, em que as empresas são caracterizadas por serem pequenas fábricas que fazem cerveja e chope. A quantidade produzida é pequena, não superior a cinco milhões de litros por ano.
Outra forte característica deste segmento, em sua quase totalidade, é a origem familiar. As bebidas têm teor de malte não inferior a 80% e possuem ingredientes especiais, que seguem à risca receitas tradicionais. O setor apresenta tendência de crescimento e deve atingir 2% da fatia do mercado nacional de cervejas em dez anos.
A cervejaria Karavelle, que tem como sócio o cantor Seu Jorge, garoto propaganda da marca, lançou em junho suas novas Cervejas Rock, em parceria com a Rádio 89 FM. Já a Dortmund colocou no mercado a Matanza IPA, homenagem à banda de rock carioca de mesmo nome, além do lançamento recente da Korzus e Claustrofobia. E, em breve, será a vez da Ratos de Porão e de outra, que destaca um do integrantes, o vocalista João Gordo.
A cervejaria Bamberg, uma das pioneiras nas homenagens roqueiras, já havia lançado a Raimundo Helles e depois colocou no mercado a ‘Camila, Camila’, uma das músicas do conjunto gaúcho de rock Nenhum de Nós. A empresa também criou a Sepultura Weiss, que comemora os 25 anos da banda.
O blues também tem vez entre as cervejas especiais. A Cervejaria Mistura Clássica, de Volta Redonda e uma das poucas microcervejarias do Estado do Rio, lançou a Blues Etílicos, uma Helibier, estilo típico da região de Munique, na Alemanha.
Já a rede Mr. Beer lançou três novidades inspiradas na banda Ultraje a Rigor: Bohemian Pilsner, Pale Ale e Weiss. A rede de franquias de bebidas especiais oferece ainda a Velhas Virgens Indie Rock’in.
Sabores especiais
Raimundos Helles - Com teor alcoólico de 5% e baixa fermentação, leva três tipos diferentes de maltes.
Sepultura Weiss - É uma tipo Weizen que tem uma turbidez natural provocada pela levedura em suspensão.
Camila, Camila - É uma tipo Bohemian Pilsen que foi desenvolvida com o intuito de ser bebida por um longo tempo, sem que ela se torne cansativa e repetitiva.
Ultraje Bohemian - De cor dourada intensa e brilhante, tem um aroma de lúpulo SAAZ e com notas florais.
Ultraje Pale Ale - Ultraje Pale Ale é produzida com lúpulos americanos, possui aroma com notas cítricas e frutadas; coloração âmbar.
Ultraje Weiss - Coloração amarelo claro turvo, tem sabor frutado e leve acidez e curto aftertaste de banana e cravo.
Sociedade da Cerveja - Reúne apaixonados pela bebida para o desenvolvimento de degustações, eventos culturais, educativos e promocionais, além de cursos online sobre cerveja pelo site www.sociedadedacerveja.com.br.
SuperPrix - A rede de supermercados promove sessão de degustação para convidados no Café Delix, na Tijuca. Lá é possível comprar garrafas de 600 ml da Raimundos Helles a R$ 18,90; Sepultura Weiss por R$18,90 e Camila Camila, a R$ 12,90.
Reportagem de Erica Ribeiro