Por thiago.antunes

Rio - A interpretação de texto é fundamental para o sucesso do candidato nas provas de Língua Portuguesa e Redação. Muitos concurseiros têm dificuldade em estudar a disciplina, pois cada questão é diferente, já que está relacionada a um texto específico.

Por isso, a melhor forma de se preparar é por meio do hábito de leitura e do estudo de literatura. Compreender a gramática também ajuda na interpretação das questões.

Pergunta e resposta

“Estudo para concursos há dois anos, mas sempre encontro muita dificuldade em interpretação de texto. Existe alguma dica para fazer uma boa prova?” Élida, Leme

Élida, as questões de interpretação de texto são únicas, pois só servem para aquele texto. À medida em que muda o contexto, altera a análise. Então, se a pessoa, ao estudar, não conseguir resolver uma dessas questões, não deve se preocupar, pois ela não vai servir para outras provas.
Apesar disso, podemos tentar mostrar o caminho das pedras. Repare que atualmente a prova para concursos não é feita para avaliar alguém, mas para eliminar candidatos.

A principal orientação é que o concorrente preste atenção aos detalhes do texto, dos enunciados e, consequentemente, aos detalhes das opções. Se você começar a analisar questões de provas anteriores, verá que muitas vezes a “pegadinha” aparece no final dos enunciados.

Outro detalhe importante é prestar atenção aos elementos de coesão e coerência, principalmente ao emprego dos conectivos: pronomes relativos, conjunções e preposições.
Normalmente, em concursos, as bancas trabalham com dissertação. Geralmente é aí que se encontra o ponto de vista do autor. Nos parágrafos seguintes, encontram-se os argumentos que servem para defender a tese do texto e, por fim, a conclusão, que é a retomada da ideia com alguma observação.

Quero aproveitar e deixar um recado para os concurseiros que precisam de um reforço também em Matemática e Raciocínio Lógico: dia 14, às 13h, haverá um aulão beneficente no Universo do Concurso. O custo da entrada é uma lata de achocolatado. Os interessados devem enviar e-mail para contato@universodoconcursopublico.com.br.

Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos

Você pode gostar