Por helio.almeida
Entrevista do empresário ao jornalReprodução Internet

Rio - Em sua primeira entrevista após o colapso de suas empresas, Eike Batista, de 56 anos, falou sobre as consecutivas perdas no mercado. Ao "The Wall Street Journal", o empresário culpou os executivos pela derrocada do império e até o mapa astral. Enquanto luta para vender ações das companhias "X" para pagar as dívidas, ele acredita que a boa fase já começou.

"Eu sou o maior perdedor neste processo. Tentei criar riqueza para todos nós. Esse foi o motivo que levantei todo o dinheiro para criar riqueza e partilhá-la", disse Batista na sexta-feira em seu escritório no Rio de Janeiro. "Eu acreditei nisso. Vivendo em um país que tem essas descobertas de petróleo gigantescas, por que eu não poderia ter sido abençoado com uma delas?"

No curto espaço de um ano, o empresário chegou a ser classificado como o sétimo homem mais rico do mundo, com cerca de US $ 30 bilhões. E agora está fora da lista dos bilionários, em uma das implosões financeiras mais rápidas dos tempos modernos. Batista agora está lutando para tentar recuperar o seu dinheiro em uma das maiores reestruturações em curso da dívida global, que pode chegar a US$ 10 bilhões.

"Essas coisas (acordos com empresas endividadas) são de algum modo à prova de idiotas porque você pode vender (as ações) mesmo num mercado louco", disse. "O Brasil é esse gigante que supostamente vai cair num buraco e nunca cai porque ele é sempre maior que o buraco", acredita.

Eike diz que se sente à vontade para culpar os gestores da OGX, já que, como um executivo do setor de mineração, ele não tinha conhecimentos da indústria de petróleo para questionar os relatórios que eles apresentavam.

"Sou dono de um grande grupo. Eu sozinho não posso fazer isso. Eu poderia ser o dono de um hospital, mas sem 50 cirurgiões das suas respectivas áreas você não é nada. Não tenho o conhecimento específico. Você não pediria ao dono de um hospital para operar o seu rim", disse.

O proprietário do EBX acredita em sorte e superstições. "Se você olhar para o meu mapa astral, esse período não foi favorável para mim", disse. "A boa fase? Ela já começou, literalmente, este mês." Otimista, Eike já prevê um retorno. Profissionais do mercado que o encontraram nos últimos dias dizem que ele fala incessantemente sobre a história do empreendedor americano Elon Musk, fundador da empresa de pagamentos Paypal, da companhia de viagens espaciais SpaceX e da fabricante de carros elétricos Tesla Motors.

Você pode gostar