Por paulo.gomes

Rio - O aprimoramento profissional necessita de atualização constante. Somado a isso, profissionais de diversas áreas têm um aliado importante: literaturas de gestão e de carreira que servem de apoio para alavancar a profissão. Assuntos como planejamento da trajetória, networking, liderança e trabalho em equipe estão entre os temas mais concorridos nas livrarias. Entretanto, escritores e especialistas em gestão de pessoas alertam para os cuidados na hora da escolha para não perder tempo e dinheiro com livros ‘caça níqueis’ de autoajuda de abordagem superficial.

O Real Gabinete Português de Leitura%2C no Centro%2C é uma opção para quem busca boas obrasEstefan Radovicz / Agência O Dia

Diretora de Conteúdo Temático da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Alice Ferruccio diz que hoje há muitos temas repetitivos valorizando muito a fama e dinheiro na profissão.

“É importante que os livros possuam boas referências bibliográficas. Ao escolher, dê preferência a autores com experiência em orientação de carreira”, orienta a diretora da ABRH.

Por em prática

Consultor de excelência de resultados e negociação, José Augusto Wanderley alerta que só ler sem colocar em prática o que foi visto, não adianta. “Pesquisas mostram que se não colocar em prática o que foi lido, em aproximadamente 20 dias se esquece 90% do que foi visto. Os bons livros devem ser lidos e relidos”, orienta o especialista, autor do livro ‘Negociação Total’, na 19ª edição, lançado pela Editora Gente.

Com especialização em Psicologia das Organizações, Marcos Baumgartner diz que vale à pena estar atento a editora e quem colabora com o autor na produção da obra.

“Ver se a editora é de tradição e conhecida no mercado. Pesquisar a pessoa que fez o prefácio, pedir indicação a colegas de trabalho ou amigos. São ferramentas simples, mas eficazes para evitar livros ruins”, afirma Baumgartner, escritor e organizador, junto com Fabiana Gradela Casarini, do livro Educação Corporativa da Teoria à Prática, da Editora Senac.

Luiz Fernando Almeida, de 60 anos, aposentado pelo Banco do Brasil, lembra que enquanto esteve no mercado sempre fez leituras para se manter atualizado. “Isso é fundamental para o profissional alavancar a carreira. Hoje são meus filhos que vivem essa realidade”, conta.

Fernando Almeida explica que sempre lê para se manter atualizadoEstefan Radovicz / Agência O Dia

Estímulo ao autoconhecimento

Psicóloga, mestre em administração de empresas e consultora organizacional, Meiry Kamia conta que há muitos livros que trazem dicas simples de como fazer um planejamento de carreira e colocá-lo em prática.

“Muitos possuem dificuldade para fazer planejamento e nem sempre contam com outras pessoas capacitadas para auxiliá-los. A maior contribuição dos livros é que eles estimulam o autoconhecimento. Para entrar em contato com a sabedoria interna não tem preço”, diz a consultora organizacional.

A psicóloga acrescenta ainda que é importante olhar o sumário da obra para verificar as temáticas abordadas. “Se ainda tiver dúvidas, vale à pena abrir o livro em alguma parte e ler algum trecho. Uma breve leitura dá um indício de como o autor trabalha suas ideias”, afirma.

O tarólogo Hernani Gomes relata que a leitura está sendo importante para ele no momento. “Vou sempre as livrarias para ver o que tem de novo sobre o assunto. Estou agora montando um consultório e tenho estudado muito sobre a minha profissão”, disse.

Obra deve ter base teórica

Adestramento - Eduardo Ferraz, especialista em gestão de pessoas e consultor empresarial há mais de 20 anos, ensina o leitor a evitar os livros com técnicas de ‘adestramento’.
“Uma literatura de conteúdo precisa ter uma base teórica robusta, que traga temas com teses comprovadas cientificamente e não baseada apenas na opinião do autor. Há escritores que parecem mais um adestrador de cães. Ou seja, basta imitar a pessoa que deu certo na carreira para obter sucesso”, critica Ferraz.

Autor do livro ‘Seja a pessoa certa no lugar certo’, da Editora Gente, o especialista diz que usa a base teórica da neurociência comportamental em seu trabalho: “É fundamental posicionar as pessoas certas nos lugares certos”.

Linguagem - Consultor de excelência de resultados e negociação, José Augusto Wanderley avalia que a maioria dos livros não traz novidade com relação ao conteúdo. Ele diz que pode apresentar novidade em relação à forma e ao processo.

“Existem princípios universais da excelência que estão presentes desde os primórdios da humanidade. Cristo, por exemplo, dizia que não se pode colocar remendo novo em roupa velha. A mesma coisa, usando a linguagem da informática, pode ser dita: não adianta o melhor aplicativo, se o sistema operacional está ultrapassado”, compara.

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