Por helio.almeida

Rio - A Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (Abraman) realiza neste entre os dias 23 e 27 deste mês, o 28º Congresso Brasileiro e 5º Mundial de Manutenção e Gestão de Ativos, em Salvador (BA). Os Congressos acontecem paralelamente a Exposição de Produtos, Serviços e Equipamentos do setor.

Em 2012 o setor de Manutenção girou mais de R$ 207 bilhões, algo em torno de 5% do PIB brasileiro. Mais de 30% das empresas do país afirmam ter profissionais gabaritados para exercer funções relativas a este grupo, sendo os setores de Petróleo, Gás, Energia e Siderurgia os maiores representantes de tal crescimento.

Com a exposião, estima-se que, ao final, haverá um capital de giro de mais de R$ 50 milhões, com possível aumento devido às prospecções de negócios que ocorrerão durante os cinco dias de eventos.

Durante o evento será lançado o Documento Nacional, que mede a situação da Manutenção no Brasil. Ele será divulgado no dia 26 de setembro e mostrará os resultados de pesquisas em setores como Saneamento, Energia Elétrica, Automotivo, Químico, entre outros.

Para os profissionais que buscam qualificação na área de Manutenção, será realizado o exame de Certificação Internacional de Profissionais de Manutenção e Confiabilidade. Com duração de duas horas e meia e 120 questões, o teste avalia de forma plural os profissionais do setor. A prova é realizada pela SMRP (Society For Maintenance & Reliability Professional), uma sociedade americana sem fins lucrativos.

Confira mais informações no site da Abraman (abraman.org.br).

Você pode gostar