Por bferreira

Rio - Devemos usar nosso tempo para ganhar mais dinheiro ou para viver melhor? Quem está no início da carreira pode optar pela estratégia de adquirir experiência para agregar valor ao currículo, abrindo mão da qualidade de vida por algum tempo. Com a experiência acumulada, aparecem oportunidades e o profissional pode escolher a proposta que lhe oferecer maior qualidade de vida. Veja como analisar esta situação.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

“Fui convidado a voltar para a empresa em que eu trabalhava antes. Pedi um salário bem maior e eles estão dispostos a pagar, mas lá minha qualidade de vida é bem menor. Devo aceitar a proposta?

João, Glória

Olá João! Esse é um dilema muito comum. Cada nova geração que chega ao mercado de trabalho tem buscado o equilíbrio entre vida profissional e qualidade de vida.

E os jovens nascidos a partir dos anos 80 mudaram as regras anteriores. Conhecida como a Geração Y, a primeira “Juventude Global” é influenciada pela internet.

A ampla rede social traz muitas oportunidades, mas eles querem a união entre trabalho e prazer. Quando temos várias opções, torna-se necessário filtrar e organizar as alternativas para escolher.

No início da carreira é natural querer ganhar mais para formar um patrimônio. Mas com o passar do tempo percebe-se que dinheiro não é tudo.

Mesmo um bom salário não compensa 60 horas por semana na empresa, fazer plantão no celular 24h por dia e ainda aturar o assédio moral de um chefe autoritário.

Claro que um alto salário é tentador, mas ele perde o valor se você não tem tempo para dar atenção à família, amigos e lazer. Estamos na era onde as pessoas buscam harmonizar a vida no trabalho e fora dele, de forma real.

E algumas optam por um salário menor, com mais qualidade de vida, promovendo atividades que dão prazer, em empresas com bom ambiente de trabalho.

O que você prioriza na carreira hoje? Salário, desenvolvimento profissional, status ou qualidade de vida?

A resposta para essas perguntas vai ajudar a escolher o que faz mais sentido para você. Boa sorte na escolha e seja muito feliz!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ. Amanhã, Sucesso nas Finanças

Você pode gostar