Por bferreira

Rio - Antes de escolher o ponto comercial para instalar um restaurante, é preciso avaliar algumas questões. O principal é identificar o público, que pode ser local ou de diferentes áreas da cidade. Outro fator fundamental é estudar a concorrência, para saber como se diferenciar e atrair consumidores. Por fim, é importante pensar em questões práticas, como o acesso ao local, estacionamento e transporte público. Saiba mais abaixo.

Por Cezar Vasquez

PERGUNTA E RESPOSTA

“Tenho alguns recursos guardados e gostaria de abrir um restaurante especializado em comida portuguesa, mas estou com dificuldades para escolher o ponto comercial. Quais fatores devo analisar?”

Jorge, Realengo

Prezado Jorge, é importante que você defina qual tipo de cliente quer atingir. Você quer que o seu público seja formado essencialmente por quem mora e passa pelo local? Ou quer ser referência a ponto de atrair consumidores de outros bairros? Se a escolha for pela primeira alternativa, é necessário procurar um local movimentado, com empresas e residências no entorno.

Já no segundo caso, para que o consumidor se sinta atraído, é fundamental que você ofereça diferenciais. Assim, poderá não só atrair clientes para seu restaurante, como conseguirá também montar uma carteira de consumidores fiéis.

Outro fator que você deve levar em consideração é estudar a concorrência. Isso é fundamental para saber o que os outros oferecem e estabelecer o que o seu restaurante vai apresentar de diferente.

Também é importante se preocupar com o acesso ao local, verificar se a área é bem servida de transporte público, se é segura e se conta com boa infraestrutura. É necessário, ainda, avaliar se há estacionamento no local ou nas proximidades.

A elaboração de um plano de negócios pode ajudar a definir os pontos mencionados acima. Temos uma ferramenta online gratuita, o Negócio Certo (www.negociocertosebrae.com.br/como-funciona.php), que pode auxiliar nesse processo. Você também pode contar com nossas consultorias.

Para mais informações, entre em contato com nossa Central de Relacionamento, no 0800 570 0800, ou procure uma de nossas unidades.

Cezar Vasquez é superintendente do Sebrae-RJ. Amanhã, Sucesso nas Compras

Você pode gostar