Por thiago.antunes

Rio - Termina na próxima quarta-feira o Censo Nacional do Poder Judiciário. A pesquisa é elaborada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Participam do questionário 91 tribunais e três conselhos da Justiça. Na semana passada, a maior adesão foi registrada pelo ramo estadual, que passou de 45% para 51% de respostas.

Dos tribunais superiores, o do Trabalho (TST) marcou maior aumento no número de questionários respondidos entre os dias 25 de setembro e e 3 de outubro e passou de 18% para quase 25% da quantidade de respostas. Na Justiça Federal, o Conselho da Justiça Federal (CJF) apresentou aumento de 10 pontos percentuais e pulou de 55% para 65%.

Segundo a Agência CNJ de Notícias, as 39 perguntas elaboradas pelo conselho mensuram o grau de envolvimento dos funcionários com suas atividades, o nível de satisfação com suas funções e com o tribunal onde trabalham. Também há intenção de quantificar questões menos subjetivas, como média de horas trabalhadas no dia, nível de escolaridade e estado civil.

“As respostas servirão para traçarmos o perfil dos servidores do Poder Judiciário. Quanto mais gente participar, mais completo esse estudo vai ficar”, afirmou a presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ, a conselheira Maria Cristina Peduzzi.

Agendamento online

O Previ-Rio lançou o Atendimento Programado, um sistema de agendamento online para segurados ativos, aposentados, pensionistas e familiares. Para solicitar o serviço, o interessado deve acessar o endereço: www.rio.rj.gov.br/web/previrio.

Após a identificação, o próximo passo é especificar o tipo de atendimento que necessita e escolher data e horário disponíveis. O site vai mostrar para o segurado quais documentos devem ser apresentados, de acordo com o serviço solicitado.

De acordo com a Secretaria da Casa Civil, o Atendimento Programado vai funcionar 24 horas, permitindo que a marcação seja feita a qualquer momento, independentemente do horário de expediente. O que, segundo a pasta, trará conforto ao servidor. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, o sistema faz parte do processo de modernização do órgão: “A valorização do setor tecnológico é indispensável para ampliar o acesso e melhorar a eficiência dos serviços prestados aos servidores.”

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