Rio - O aeroporto Santos Dumont subiu no conceito dos usuários, conforme pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC), divulgada nesta terça-feira. O terminal saltou da oitava para a segunda posição no ranking de indicadores de desempenho, ficando atrás apenas do aeroporto de Curitiba. Demora na retirada da bagagem, altos preços das refeições e do estacionamento são algumas das queixas apontadas pelo levantamento nos 15 aeroportos avaliados.
Promovida entre abril e junho deste ano com 23 mil passageiros nas salas de embarque nacional e internacional, a pesquisa avaliou 41 itens, como tempo de espera para imigração, instalações, e acesso ao wi-fi. Os usuários ouvidos pontuaram com notas de 1 a 5 a estrutura oferecida.
GALEÃO EM 9º LUGAR
O levantamento revelou melhora na percepção dos usuários do Santos Dumont sobre serviços, elevando a pontuação para 4,08. Curitiba obteve 4,2. Apesar disso, clientes sentiram o preço do estacionamento mais salgado e menor disponibilidade de transporte e carrinho para bagagem.
O aeroporto internacional do Galão deixou o penúltimo posto para ocupar o nono na edição mais atual da pesquisa. Houve uma melhora flagrante no acesso a transporte (passou de 2,43 para 3,15). No total, 36 dos 41 aspectos avaliados tiveram notas mais altas que no período passado.
A Infraero informou por meio de nota que alguns serviços são de competência das companhias aéreas (check-in e devolução de bagagem), e das prefeituras (oferta de táxi e transporte público). Quanto ao comércio e aos custos da alimentação, o comunicado relatou que a entidade tem adotado medidas para oferecer preços mais populares e competitivos.