Por bferreira

Rio - Para que todo empreendimento tenha sucesso, planejamento e organização são fundamentais. Por isso, a elaboração de um plano de negócios é importante, já que ajuda o empresário a avaliar questões como a viabilidade, o perfil dos clientes e a concorrência. Por fim, a formalização deve ser considerada, pois oferece ao empreendedor diversos benefícios, como acesso a linhas de financiamento e emissão de nota fiscal.

PERGUNTA E RESPOSTA

“Quais são os principais erros cometidos por empreendedores que iniciam um próprio negócio?”

Roberto, por e-mail

Prezado Roberto, o principal erro do empreendedor é a falta de planejamento. Sem isso, a gestão empresarial fica seriamente comprometida. Para facilitar a compreensão, vamos focar nos acertos, ou seja, tudo que o empresário deve fazer para aumentar as chances de sucesso no negócio.

Antes de qualquer passo, é necessário verificar a viabilidade do empreendimento, a partir da elaboração do plano de negócios. Esse documento vai reunir e organizar as informações coletadas sobre a empresa que você deseja montar. Saiba mais no nosso site (http://goo.gl/9kC7f). Para fazer o seu plano de negócios on-line e gratuito, o Sebrae/RJ oferece o Programa Negócio Certo, por meio do site www.negociocertosebrae.com.br.

Também é importante formalizar o empreendimento. Ao se tornar um Microempreendedor Individual, você pode comprar mais barato, direto de fornecedores, além de vender para grandes empresas com nota fiscal e ter acesso a linhas de financiamento em bancos. No nosso site (http://goo.gl/39Gif), você também encontra mais informações sobre o assunto.

É fundamental, ainda, saber planejar e gerir as finanças do negócio. Muitos empresários misturam finanças pessoais com as da empresa, o que é um grande problema. Para isso, o Sebrae/RJ disponibiliza o curso Análise e Planejamento Financeiro. Saiba mais sobre nossos cursos presenciais em nosso site (http://goo.gl/No0UnR).

Para mais informações, procure uma de nossas unidades (http://goo.gl/QZlIl) ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento, por meio do telefone 0800 570 0800.

Você pode gostar