Por bferreira

Rio - O edital para o concurso da Caixa Econômica Federal ainda não foi lançado, mas os candidatos interessados na seleção já devem começar a se preparar. O ideal é buscar um curso preparatório que ajude a direcionar os estudos e a complementar a teoria com resolução de questões de provas anteriores em casa. Além disso, organização e planejamento são fundamentais na preparação. Abaixo, saiba mais sobre esse concurso.

Por Claudia Jones

PERGUNTA E RESPOSTA

“Soube que vai sair o novo concurso para a Caixa Econômica Federal. Gostaria de saber como eu me oriento em relação aos estudos”

Fátima, Niterói

Fátima, neste momento, você deve tomar como exemplo o último edital para esse concurso, já que as seleções da Caixa não têm apresentado grandes mudanças. Ou seja, o conteúdo programático tem se mantido o mesmo. Isso é muito bom para quem tem interesse nessa seleção.
Além disso, estudar com antecedência é fundamental. Assim, você tem muito mais chances de não ser surpreendida com novidades e pode ter aproveitamento completo do tempo dedicado ao estudo.

Para começar, distribua o período de estudo para cada disciplina de acordo com o peso que elas têm na prova. Com o tempo, você poderá ajustar sua preparação levando em consideração a dificuldade que encontra em cada matéria. Faça uma agenda e organize seu cronograma. Dessa forma, você terá contato diário com uma disciplina diferente e não ficará cansada.

Existem duas matérias que exigem mais dedicação: Conhecimentos Bancários — pelo peso que tem na prova e pela novidade para quem está iniciando o estudo na área — e Matemática — que, para muitos, se torna uma pedra no caminho. Essas matérias demandam atenção, mas você deve se orientar pelo seu desempenho em relação às questões de provas anteriores.

O ideal é buscar auxílio de cursos para otimizar o conteúdo teórico. Os professores saberão o que é importante estudar e, assim, o candidato ganha tempo na preparação.
Um detalhe, Fátima: a Caixa é um bom concurso e tem costume de chamar um número considerável de candidatos aprovados. Assim, se você for bem colocada, terá grandes chances de ser chamada.

Claudia Jones é jornalista especializada em concursos públicos

Você pode gostar