Por tamyres.matos

Rio - Gestores equilibrados conseguem preservar a equipe motivada, produtiva e sem desentendimentos. Porém, as pesquisas mostram que pelo menos 70% dos funcionários de empresas e órgãos públicos afirmam que seus chefes provocam situações de estresse no dia a dia. Os atritos geralmente são desencadeado pela pressão por resultados, constantes mudanças e conflito entre gerações. Veja abaixo como solucionar o impasse.

Por Janaina Ferreira

PERGUNTA E RESPOSTA

Tenho uma coordenadora autoritária e estou a ponto de pedir demissão. O que devo fazer?
>Teresa, Méier

Olá, Teresa! Você faz parte de uma legião de funcionários que lidam com chefes despreparados para o cargo e que não conseguem manter o equilíbrio diante da pressão pelo desempenho. Os bons gestores sabem gerenciar a diversidade da equipe, planejar, priorizar e coordenar as tarefas, além de filtrar as cobranças que recebem dos seus superiores.

Porém, algumas vezes, promovidos sem treinamento, ficam perplexos com as cobranças e acabam transferindo a desordem para suas equipes. A confusão é comprovada quando os gerentes e superintendentes criticam seu time: falar mal da equipe atesta a própria inabilidade em lidar com ela.

Profissionais administrados por este tipo de “liderança” acabam pedindo demissão do chefe, não da empresa. De certa forma, eles estão colocando um “ponto final” nas situações onde aprendem pouco e sofrem com o assédio moral.

Mesmo com a situação difícil, a ideia de primeiro conversar com o RH para buscar mudar de área pode ser melhor do que se demitir. Para não se sentir “traída”, sua chefe também deve saber dos seus planos. Aqui, a conversa precisa ser muito bem conduzida para que possa render frutos.

Procure não criticar ninguém: use o argumento de experimentar áreas diferentes para desenvolver novas habilidades. Isso porque se sua chefe é mantida no cargo então certamente há alguém que acredita que ela é boa para a empresa.

Paralelamente, não descarte a possibilidade de enviar currículos para outras organizações. Até que a situação se defina, procure treinar a paciência e pedir para sua coordenadora sugestões que melhorem seu desempenho. Boa sorte!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ

Você pode gostar