Por paulo.gomes
De acordo com o Instituto DataPopular%2C os brasileiros devem gastar cerca de R%24 59%2C3 bilhões em produtos de higiene pessoal e beleza no ano de 2013Divulgação

Rio - O mercado de beleza está em crescimento no país. E se por um lado os brasileiros têm consumido cada vez mais serviços e produtos do segmento, por outro, os empresários também têm buscado se aprimorar para aproveitar o momento favorável com possibilidades de expandir os negócios. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o faturamento do setor dobrou nos últimos seis anos no Brasil e tem apresentando um crescimento médio de 10,5% ao ano, nos últimos 15 anos.

Para 2013, o Instituto DataPopular estima que os brasileiros gastem R$ 59,3 bilhões em produtos de higiene pessoal e beleza, incluindo serviços de cabeleireiro, manicure e esteticista, entre outros.

Em meio a esse cenário, acontecem entre este e o próximo mês três feiras voltadas para o setor: a Rio Belleza, a Feira de Estética e Beleza e a Hair&Beauty. Todas vão reunir profissionais e empresas da área para apresentar aos visitantes novidades em produtos e técnicas, além das tendências para a próxima estação. Também haverá cursos para capacitação profissional.

Segundo Paulo Roberto da Fonseca, diretor da Rio Belleza, as feiras são importantes tanto para os profissionais, que terão a chance de conhecer novidades e se aprimorar, quanto para as marcas, que poderão apresentar seus produtos. “Quem trabalha com esse segmento costuma ter pouco tempo para se atualizar e sente falta de informação, por isso as feiras são fundamentais. São uma oportunidade de reunir todos os envolvidos no mercado de beleza e trocar conhecimento, experiências”, afirma.

Carla Vidal, gerente de negócios da feira Hair&Beauty, concorda: “É um momento em que os profissionais vão sair do salão e encontrar informação, além de aprender como usar esse conhecimento e ainda têm a possibilidade de comprar produtos sem imposição de fazer um pedido grande. Na feira, será possível adquirir por unidade”, explica ela.

Feiras de beleza vão atrair mais de 100 mil visitantes

A terceira edição da Feira Rio Belleza acontece nos próximos dias 27 e 28, na Cidade Nova. Cerca de 110 marcas estarão presentes — entre elas, Taiff, Vitaderm, Payot, Matrix e Wella — com 80 estandes. A expectativa é receber 25 mil visitantes nos dois dias do evento e render até R$ 1,5 milhão em negócios.

Entre as atrações dos eventos estão concursos de cortes de cabelo e desfiles com tendências para o verãoDivulgação

Este ano, os destaques da feira são 36 cursos ministrados pelo Sebrae, Senac e indústrias. As aulas são para capacitar os profissionais. “É importante que as pessoas que trabalham com beleza estejam sintonizadas com as novidades. Conhecimento é importante para a evolução do negócio”, diz Paulo Roberto da Fonseca, diretor do feira.

Além disso, visitantes terão a oportunidade de assistir ao Seminário Internacional de Negócios Brasil-Angola. Segundo Fábio Costa, diretor de marketing do evento, o país africano é um consumidor em potencial dos produtos brasileiros. “O objetivo do seminário é mostrar como a indústria pode exportar para a Angola e estimular o intercâmbio de profissionais entre os dois países”, explica.

A décima edição da Feira de Estética e Beleza, por sua vez, acontece de 1º a 4 de novembro em Niterói e vai reunir as novas tendências do setor. Os participantes terão descontos em produtos. Os clientes poderão comprar os materiais e fazer a aplicação gratuitamente no evento. São esperados cerca de 30 mil visitantes durante os quatro dias.

Já a sétima edição do Hair & Beauty ocorre entre os dias 23 e 25 de novembro, na Barra da Tijuca, e conta com a participação de 300 marcas. Assim como a Rio Belleza, os focos são educação e capacitação dos profissionais, com parceiros como o Senac-RJ, o curador Jefferson Stevanato e o jornalista Bruno Astuto. Os organizadores esperam um público de 45 mil pessoas.

A programação conta com eventos paralelos como a 7ª Jornada de Manicure, o 7º Simpósio Internacional de Estética e o 5º Simpósio de Podologia, além de 21 workshops profissionais para atualização em técnicas, produtos e modismos em cabelos.

Entre as novidades estão o Dia do Estudante, no dia 23, em que alunos das instituições de ensino parceiras terão descontos nos ingressos e acesso a promoções especiais.

Indústrias de cosméticos também em expansão

De acordo com dados do Euromonitor, em pesquisa divulgada em abril deste ano, o Brasil é o maior mercado de perfumaria do mundo em faturamento, chegando a US$ 6,7 bilhões por ano. Nos últimos sete anos, o crescimento se acentuou, enquanto outros mercados importantes para o setor, como França e Estados Unidos, permaneceram estagnados.

Cursos de cortes de cabelo com profissionais renomados fazem parte da programação das feiras de belezaDivulgação

Gerente de marketing da Skafe, Nephertite Monteiro afirma que a ascensão da área de higiene, cosméticos e perfumaria estimula o crescimento das empresas. “Este ano, a Skafe cresceu 20%. Para uma empresa familiar, isso é muito significativo”, avalia.

Segundo ela, a concorrência não é um problema. “Tem espaço para todos. Basta que a empresa se diferencie e consiga se aproximar do consumidor”, explica.

Presente na Rio Belleza, a marca vai apresentar seus lançamentos na feira e fazer promoções. “Esses eventos são importantes para que as empresas apresentem e conheçam as tendências de mercado, em todo o segmento de beleza”, afirma Nephertite.

Novas linhas de produtos para o cabelo são lançadas

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor de produtos capilares do mundo, segundo a pesquisa Global Hygiene Council. De acordo com o Ibope, os serviços mais procurados nos salões (72%) são para corte de cabelo.

Tendo isso em vista, a Natura lançou recentemente 32 novos produtos para cabelo da linha Plant, em oito categorias: hidratação reparadora, brilho e maciez, controle da oleosidade, limpeza profunda, revitalização pós-química, cachos marcantes, liso e solto e, por fim, cor viva.

Ainda este ano, a marca vai lançar produtos de cabelos da Linha SOU, que tem a proposta de embalagens sustentáveis.

Já a Matrix terá uma nova linha de produtos capilares voltada para profissionais desse setor, que buscam por capacitação. O kit Master Results, que será apresentado na Rio Belleza, contém cinco produtos para tratamento, além de um DVD e uma apostila com técnicas para aplicação e materiais como tesoura, pincel e avental. O objetivo é atingir as classes C e D.

Saiba mais

Rio Belleza - A feira acontece nos dias 27 e 28 de outubro, no Centro de Convenções Sul América, que fica na Avenida Paulo de Frontin 1, Cidade Nova, no Rio. O horário de funcionamento é de 10h às 19h e a entrada é franca, com um quilo de alimento. Inscrições para os cursos podem ser feitas por meio do site do evento: www.riobelleza.com.br.

Estética e Beleza - Acontece de 1º a 4 de novembro, no Espaço Cantareira, localizado na Rua Alexandre Moura 2A, no bairro de São Domingos, em Niterói. A feira funciona das 10h às 22h e o ingresso custa R$ 10, sem cortesia. Para entrar gratuitamente, o visitante pode imprimir o convite disponível na página do Facebook da BT Eventos ou da Cláudia Perfumaria.

A feira contará também com o curso Ana Nune’s, que fará no domingo, dia 3, demonstrações de técnicas de corte intensivo, e na segunda-feira, dia 4, técnicas avançadas de mechas e maquiagem profissional, no palco principal.

Hair & Beauty - Promovida e organizada pela Fagga - GL events Exhibitions, a feira acontece entre os dias 23 e 25 de novembro, no Pavilhão 4 do Riocentro, que fica na Avenida Salvador Allende 6.555, em Jacarepaguá. Entre as novidades para esta edição estão o 1º Pré-Simpósio de Estética, a 1ª Jornada de Gestão e Sustentabilidade e a 1ª Jornada de Maquiagem.

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