Por paulo.gomes
Rio - Considerado um dos principais eventos presenciais de empreendedorismo do país, a Feira do Empreendedor retorna à Cidade do Rio Janeiro. Promovido pelo Sebrae-RJ, oferecerá durante quatro dias aos microempreendedores individuais, proprietários de micro e pequenas empresas e aos potenciais empresários consultorias, oficinas, palestras, informações em geral sobre formalização e gestão, dicas para inserção no mundo digital e apresentação de inovações e de lojas conceito.
Organizadores oferecem uma série de atividades voltadas para os micros e pequenos empresários. Centro de convenções terá 100 estandes distribuídos por 12 mil m²Divulgação

A feira acontece no Centro de Convenções SulAmerica, na Cidade Nova. Os visitantes também encontrarão diversas oportunidades de negócios em cerca de 100 estandes. Haverá vendas de máquinas e equipamentos, consultoria sobre franquias e opções de serviços e comércio.

“Decidimos trazer o evento de volta ao Rio depois de 10 anos, porque a cidade vive um momento muito especial. É o foco das atenções do país e do mundo, e passa por uma retomada econômica, com a realização de grandes investimentos. O Rio hoje oferece boas oportunidades não só para as empresas já existentes, como também para novos negócios”, explica Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae-RJ.
Publicidade
A expectativa dos organizadores é que cerca de 30 mil pessoas visitem a feira, de amanhã até domingo. Este ano, o foco principal são os produtos e serviços demandados pela nova classe C.
Empreendedorismo terá extensa programação
Publicidade
Durante a Feira do Empreendedor será promovida uma maratona de negócios sociais. A iniciativa, lançada na Semana Global de Empreendedorismo que terminou no domingo, recebeu 367 inscritos e selecionou 60 projetos. O evento reunirá o grupo escolhido ao de empreendedores sociais, que já operam negócios, para capacitação específica, atendimento personalizado e espaço de trabalho coletivo.
“Esse é um dos exemplos das ações na feira. O Sebrae incentiva o empreendedorismo e dá suporte e ferramentas aos empresários que querem crescer. Lá, o empreendedor encontrará tudo o que necessita para o sucesso do seu negócio. É o que chamamos de evento síntese do Sebrae-RJ”, destaca Cezar Vasquez.

Além dos cursos de capacitação, também haverá palestras com profissionais que abriram seus empreendimentos despretensiosamente e hoje fazem o maior sucesso

Criador da Juca Fubá%2C Joaquim Pedro Paes Leme participou de uma série de capacitações%2C desde formação de preço e uso da tecnologia%2C promovidas pelo Sebrae-RJDivulgação

Empreendedores

Publicidade
Creme de aspargos servido sobre uma base de fubá. A criação fez tanto sucesso entre amigos, que o empresário Joaquim Pedro Paes Leme decidiu criar a Juca Fubá, em Niterói. “Meu advogado recomendou procurar o Sebrae, pois minha primeira preocupação era proteger a ideia não só do produto, mas de todo o maquinário que inventei, necessários para a fabricação de diferentes formatos”, conta o empreendedor.
Paes Leme recebeu orientação técnica da Rede de Tecnologia, para as patentes, e da Embrapa, para desenvolver o produto, a embalagem e sobre as especificações de uma cozinha industrial”, explica.
Publicidade
Carlos Pedro, sócio do empreendimento Carteiro Amigo, também participa da feira. O projeto foi criado há 12 anos, quando ele e os amigos Sila Vieira e Elaine Ramos trabalhavam como recenseadores do IBGE.
Durante o processo na favela da Rocinha, perceberam a dificuldade para se orientar pelos becos e ruelas do morro. Surgiu então a ideia do Carteiro Amigo, que agora se expande, por meio de franquia, para outras comunidades pacificadas.
Publicidade
Fora da feira, ocorre amanhã no Centro do Rio o Encontro de Negócios do Setor Elétrico da Kotra RJ, divisão comercial da embaixada da Coreia do Sul, para promoção de negócios entre empresas coreanas e brasileiras.
Sérgio Machado (sentado) e Michel Salgado%3A jovens visionários na LapaDivulgação

Google vai ajudar empresários a desenvolver sites

Amanhã na feira, o Google vai ajudar o público a desenvolver seu próprio website e construir uma presença online. Além disso, serão premiados os três empreendedores do estado que mais tiveram sucesso a partir da criação de seu website pelo programa Conecte Seu Negócio, uma parceria da multinacional com o Sebrae. Lançado em junho de 2011, mais de 200 mil empreendedores brasileiros já estão inscritos.

Para Giovanna de Marchi, gerente de marketing para pequenas e médias empresas do Google, o crescimento do Brasil está muito atrelado ao empreendedorismo — principalmente com relação às médias e pequenas empresas — e a internet é uma ferramenta importante nesse processo.
Publicidade
“No entanto, 73% dos pequenos e médios negócios ainda não estão online e acreditamos que eles estejam perdendo uma oportunidade gigantesca com isso. Uma das principais vantagens da internet para os pequenos negócios é a possibilidade de competir de igual para igual com grandes empresas, já que é possível atingir consumidores mesmo com um orçamento modesto”, avalia.
Giovanna cita o exemplo de Ivonete Conceição da Silva, de Niterói, que fabrica corseletes e tem 95% das vendas provenientes da internet. “Muitas vezes, o empreendedor, que já é muito atarefado, enxerga na internet uma ferramenta muito complicada e deixa de lado. Nosso papel é ajuda-lo nesse processo para que possa fazer o que sabe melhor: cuidar de seu negócio”, explica ela.
Publicidade
Interessados em dicas sobre como unir a internet ao empreendimento podem acessar o site www.conecteseunegocio.com.br.
Lojas conceito para o futuro investidor
Publicidade
Um hotel conceito com foco na sustentabilidade foi montado no evento. O espaço adota iniciativas para atender ao quesito — uso de madeira certificada ou reaproveitada nos móveis e composição do local.
Também há uma loja conceito para mostrar ao empreendedor tudo o que é correto no varejo de moda, como iluminação adequada, orientações sobre a melhor disposição das peças, itens necessários dentro de um provador, entre outras dicas. Também haverá oficinas.
Publicidade
Empresários diversificam na Lapa
O desejo de empreender nasceu há 11 anos, quando faziam o curso de Fisioterapia. Sérgio Machado, 39 anos, e Michel Salgado, 34 anos,hoje são homens de negócios. E, não apenas de um, mas de vários.
Publicidade
Fisioterapeutas pesquisadores de inovações no treinamento do pilates, primeiro criaram a Metacorpus Studio Pilates, com 500 estúdios credenciados no país e 17 salas próprias.
Depois veio o Lapa 40º — sinuca e gafieira, e, recentemente, abriram a Gift Club Academia, também na Lapa.
Encontros
Publicidade
Espaço Sebrae - orientação sobre planejamento, legalização, gestão, acesso a crédito e mercados.
Serviços Financeiros - linhas de financiamento e orientações sobre acesso e recuperação de crédito.
Publicidade
Oportunidade de Negócios - destinado a fornecedores de ferramentas de apoio à implementação ou aperfeiçoamento das atividades empreendedoras.
Um Rio de Oportunidades - apresentação de negócios promovidos no Rio. Ideias com identidade carioca, cultura, artesanato e gastronomia da capital e do estado.
Publicidade
Arena do Conhecimento - dedicado à educação, palestras, seminários, oficinas e jogos empresariais.
Espaço Startups - atividades com empresas nascentes; interação e oportunidades de apresentação de soluções ao mercado.
Publicidade
Redes de Negócios - rodadas de negócios, clínicas tecnológicas e encontros estaduais.
Maratona de Negócios Sociais - reunião de grupo com ideias de negócios e empreendedores sociais, que já operam negócios. As melhores ideias participam de uma de avaliação.
Publicidade
Central de Resolução de Conflitos - solução de questões com fornecedores, clientes, funcionários e sócios sem recorrer à Justiça.