Rio -Trabalhadores com carteira assinada e conta vinculado do FGTS têm agora como acompanhar por meio do computador de casa saldo e depósitos feitos pelo empregador no Fundo de Garantia. A Caixa Econômica Federal lançou ontem serviço online que permite ao empregado acessar pela internet extrato online, pedir para receber saldo por e-mail e no celular, além de atualizar endereço. As informações podem ser obtidas nos sites www.caixa.gov.br e www.fgts.gov.br.
Também é possível ver quanto recebeu de rendimento ou abono do PIS e do seguro-desemprego nos últimos 25 anos. “Estimamos que deverão ocorrer mais de 2 milhões de acessos ao novo serviço até o fim de 2013”, afirma gerente nacional do FGTS da Caixa, Henrique José Santana.
Para criar a senha que será usada pelo trabalhador via internet, é preciso informar dados cadastrais. O empregado entra em www.caixa.gov.br ou www.fgts.gov.br e clica em Caixa — Serviços Online.
O trabalhador deve procurar o campo Mais Informações. Ao clicar em um dos serviços que deseja (Saldo, Extrato, Atualização de endereço, Saldo do FGTS via celular, Mensagens via celular, Créditos complementares) será remetido para a página em que vai preencher os dados para gerar a senha.
É preciso digitar número do PIS, no campo Cadastrar Senha. Aceitar os termos propostos e em seguida preencher o nome completo do trabalhador e de sua mãe, o número do Título de Eleitor e, por fim, complementar com um código de segurança. De posse da senha, o trabalhador terá acesso aos serviços.
Quem opta por receber as informações do FGTS por celular ou pelo e-mail não terá mais o envio para para casa do extrato impresso. A Caixa manda duas mensagens por mês: uma referente ao recolhimento regular e outra que mostra o crédito de Juros e Atualização Monetária. No último ano, o banco postou mais de 300 milhões de extratos do FGTS. Enviou ainda mais de 50 milhões de torpedos.
Além dos extratos, o banco viabiliza consultas de saldo nos terminais de autoatendimento.