Por bferreira
Rio - Cerca de 460 mil servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Executivo do Estado do Rio, além de seus dependentes, terão planos de saúde e odontológicos. O benefício será estendido também aos dependentes. De acordo com a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), os valores cobrados serão abaixo do mercado e não vai haver carência.
A pasta vai divulgar mais detalhes ainda hoje, mas já é possível adiantar que os servidores poderão escolher entre diversos planos de operadoras diferentes. O serviço será prestado por meio de uma administradora de benefícios contratada pelo estado.
Publicidade
A adesão será voluntária, ou seja, os servidores que não se interessarem pelo serviço não precisam contratá-lo. Além disso, o pagamento não vai ser descontado do contra-cheque, mas será feito diretamente com a empresa. O benefício vale tanto para estatutários, quanto para funcionários públicos temporários ou mesmo cargos de confiança.
Com isso, o governo tenta preencher a lacuna deixada pela extinção do Hospital Central do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio (Iaserj). O prédio, que funcionava na Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio, foi demolido em julho do ano passado. No local, servidores tinham acesso a todo tipo de atendimento médico.
Publicidade
Uma das coordenadoras do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Marta Moraes acredita que o ideal seria investir na reativação do Iaserj. “Dessa forma, teríamos atendimento gratuito. Já temos uma série de descontos e não temos retorno algum”, afirma.
A aposentada Ieda Ribeiro Leoni, de 74 anos, por sua vez, acredita que a medida pode ser uma boa solução. “Eu gasto cerca de R$ 2.200 por mês em plano de saúde para mim e meu marido, além de remédios. Se pudesse pagar mais barato, seria ótimo. Eu o colocaria como dependente”, diz.
Publicidade
HOSPITAL CENTRAL
Professora aposentada pelo estado, Ieda afirma que o fim do Hospital Central do Iaserj foi uma grande perda. “Era um hospital de referência. Mas na atual conjuntura, acho muito difícil recuperar algo que não conseguiram nem manter”, avalia.
Publicidade
ASSINATURA DE ACORDO
O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, assina hoje o termo de acordo com a administradora que vai oferecer planos de saúde e odontológicos aos servidores ativos, inativos e pensionistas, além de seus dependentes.
Publicidade
Publicidade