Por bferreira
Rio - Os mais de 31 milhões de segurados do INSS, entre aposentados, pensionistas e trabalhadores que recebem algum tipo auxílio do instituto já podem planejar seus gastos para o ano que vem. O Ministério da Previdência Social divulgou oficialmente o calendário de pagamento dos benefícios em 2014.
Clique na imagem acima para ver a tabela completaDivulgação

Os depósitos — confira as datas na tabela ao lado — seguem a mesma sistemática de anos anteriores. Ou seja,os primeiros a receber são os segurados que ganham até o piso previdenciário, hoje de R$ 678, com final de benefício entre 1 e 5, nos últimos cinco dias úteis de cada mês.

Em seguida, a Previdência Social paga a quem recebe até um salário mínimo com benefícios terminados entre 6 e 0 nos primeiros cinco dias úteis do mês subsequente à folha de pagamento.

Os aposentados, pensionistas e segurados que recebem valores acima do piso têm o crédito efetuado nos primeiros cinco dias úteis do mês seguinte. Pelo calendário divulgado ontem pelo ministério, quando a data de pagamento cair em feriados nacionais, o depósito é transferido para o primeiro dia útil seguinte.

Conforme o calendário, em janeiro de 2014, por exemplo, a liberação da folha do mês que vem vai começar em 27 de janeiro e terminar no dia 7 de fevereiro.
Publicidade
Para saber o dia em que receberá o pagamento, os segurados do INSS precisam verificar o último número do cartão de benefício e excluir o último dígito para consultar as datas. O ministério informou que vai distribuir o calendário de pagamento em todas as agências do INSS e na rede bancária que paga os benefícios.