Por paulo.gomes
Rio - Com os altos custos dos aluguéis e da manutenção dos pontos de vendas, tanto de rua quanto de shoppings, cresce a preferência dos empreendedores por quiosques. Por ser uma operação de menor custo e com grande visibilidade, o formato é adequado para as empresas que querem expandir suas marcas.

A adoção do modelo já foi detectada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Conforme dados da entidade, as redes que possuem lojas e complementam a operação com quiosques faturaram R$ 2,67 bilhões em 2012, ou seja, 2,6% do total do setor de franquias.

José Cavaliere Basílio num dos quiosques da rede Lupa Lupa%2C no Shopping TijucaEstefan Radovicz / Agência O Dia

O sistema representa 11,5% do número de redes e 5,3% do totalde unidades. Já as empresas que têm apenas quiosques faturaram R$ 103 milhões no ano passado. Dos 55 pontos de venda (PDV) da Lupa Lupa, rede especializada em óculos e relógios, por exemplo, 93% já são quiosques.

De acordo com o sócio e diretor comercial de expansão da marca, José Cavaliere Basílio, a vantagem desse tipo de PDV é que os custos são diferenciados, mais adequados aos negócios. “Além do investimento ser bem mais baixo, não tem luvas, o que reduz ainda mais os gastos. A instalação também é mais barata, comparada à montagem de uma loja”, diz o empresário. “Mas também oferecemos franquias de lojas, pois alguns lugares pedem esse tipo de ponto, como Búzios”, complementa José Cavaliere.
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Com baixo custo inicial e manutenção barata, sistema atrai parceiros
De acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 16,5% do total de quiosques espalhados pelo país estão concentrados no Estado de São Paulo, mercado que registra os aluguéis mais caros. Depois vêm o Rio que tem 6,9% do total de unidades; seguido de Curitiba (2,6%) e de Belo Horizonte (2,5%).
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Para o diretor da Mr. Beer, marca especializada em vendas de cervejas especiais, Fabiano Wohlers, o modelo é o mais rápido para se escalar e por chamar a atenção das pessoas, por ficar no meio dos corredores dos shoppings. Segundo o executivo, os consumidores precisam “desviar para não ver”.

A Mr. Beer tem hoje 86 unidades em todo o país e encontra-se em franca expansão, tanto para quiosque quanto para lojas. “A procura é relativamente grande. Acontece que nossos critérios para seleção de candidatos em loja são um pouco maior, devido ao valor do investimento e o grau de complexidade operacional. Enquanto para quiosque o investimento inicial é de R$ 120 mil, para as lojas vai de R$ 250 a R$ 350 mil”, explica Wholers.

Rede de lojas de decoração Uatt%3F passou a investir em quiosquesDivulgação

Microfranquia

Com mais de cem unidades espalhadas pelo país em shoppings e lojas de rua, a Megamatte também adotou o modelo de microfranquia e de quiosque para atender à demanda de novos empreendedores. O primeiro modelo de negócio chama atenção pelo baixo valor de investimento, estimado em até R$ 80 mil e sua infraestrutura móvel, novidade entre os sistemas apresentados.
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Enquanto a microfranquia possui um espaço físico de nove metros quadrados, o quiosque da rede tem entre 12 e 16 metros quadrados e o valor do investimento sobe para R$ 130 mil.
“Somos uma rede originalmente carioca, com os olhos voltados para todo o país. A microfranquia é uma excelente oportunidade de negócio para mostrarmos ao mercado todos os diferenciais que fazem da marca uma rede de sucesso”, afirma Rogério Gama, diretor de expansão da Megamatte.
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Outra marca fluminense que aposta no sistema é a Toca do Biscoito. Criada em Niterói, a rede possui hoje 11 lojas em todo o país e quer crescer mais ainda. Ela projeta para 2014 novos quiosques de nove a 16 metros quadrados.
“O baixo investimento em estrutura e a possibilidade de transportar a loja de uma localidade para outra é que impulsiona o investimento em quiosques”, diz Maurício Nogueira, que é gerente geral do grupo Albero.
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De olho nas vantagens econômicas
Especializada em decoração voltada para o público jovem, a marca Uatt? ingressou no mercado apenas com lojas físicas, mas as vantagens econômicas dos quiosques fizeram com que a rede investisse também nesse tipo de ponto. Atualmente, a empresa tem 78 unidades pelo país, sendo 69 lojas físicas e nove quiosques.
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O investimento inicial para quem quer montar um quiosque da Uatt? é de R$ 90 mil, fora as taxas cobradas pelos shoppings. Nas lojas físicas, a taxa de franquia sobe para R$ 109 mil, fora os gastos com construção e reforma do ponto.
Na Lupa Lupa, o investimento em quiosques equivale a um terço do ponto comercial, com retorno financeiro mais rápido. “O faturamento dos quiosques é melhor, pois tem retorno em 12 meses, enquanto nas lojas esse tempo costuma ser de 24 meses”, afirma José Cavalieri, sócio da marca.
Projeto do quiosque do Espetto Carioca%2C que será inaugurado em Copacabana entre o Natal e o Ano NovoDivulgação

Espetto Carioca inaugura quiosque em Copa

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Uma das redes de franquia que mais cresce no estado, a Espetto Carioca em menos de dois anos abriu sete unidades e deve fechar 2013 com mais seis lojas. A marca terá o seu primeiro ponto de venda na Praia de Copacabana.
A iniciativa é em parceria com a TV Band e faz parte do projeto Orla Rio. A unidade na Zona Sul será inaugura entre o Natal e o Ano Novo na praia.
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“O quiosque terá aproximadamente 50 metros quadrados e deve comportar cerca de 50 pessoas com 20 mesas e um deck de sofá. Chegamos à Zona Sul e buscaremos interessados nessa região com potencial de consumo muito bom”, comenta Bruno Gorodicht, um dos franqueadores master.
Com a expectativa do número de quiosques crescer 40% em 2014, o empresário Cláudio Rehfeld abriu seu primeiro empreendimento no Caxias Shopping, uma franquia da Empório do Aço, de joias em material antialérgico. O sucesso da empreitada o fez partir para a segunda unidade em menos de seis meses, desta vez no Shopping Metropolitano, que acaba de ser inaugurado na Barra da Tijuca, Zona Oeste.