Por thiago.antunes
Rio - Mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas do INSS correm risco de ter os benefícios bloqueados. Esses segurados ainda não fizeram recadastramento da senha da conta corrente ou da poupança em que recebem o pagamento. A atualização precisa ser formalizada por 4,5 milhões de aposentados nos bancos que pagam benefícios. O prazo para comparecer às agências bancárias e fazer prova de vida termina em 28 de fevereiro. É necessário apresentar documentação.
Inicialmente, o prazo limite terminaria em setembro do ano passado. Na ocasião, mais de 9 milhões de aposentados não haviam feito o recadastramento. A Previdência estendeu a data para o fim de fevereiro de 2014. De acordo com o INSS, o aposentado deve organizar os documentos para levar aos bancos. O prazo não será mais estendido.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos, é exigida documentação de identificação com foto, como identidade, carteira de trabalho e de habilitação. O INSS ressalta que não é necessário ir ao posto do instituto. 

A atualização de dados deve ser feita nas agências bancárias em que os segurados recebem benefíciosSeverino Silva / Agência O Dia

Para quem recebe no Itaú, por exemplo, o segurado deve comparecer à qualquer agência da rede com documento e o cartão magnético. A convocação é feita por mensagens nos caixas eletrônicos e internet. No caso do Banco do Brasil, a validação do cadastro consiste em renovar a senha do cartão nas agências da instituição.

Publicidade
Segundo o BB, o aposentado que saca o benefício com cartão pode fazer isso em qualquer unidade do banco. Já quem recebe em conta deve ir à agência de origem da conta e apresentar identidade e CPF e comprovante de residência.
Segundo o banco, os segurados são informados por meio de mensagem específica, quando usam terminais de autoatendimento ou mensagem no rodapé do comprovante de saque. No Bradesco, há a possibilidade de a prova de vida ser feita por meio de biometria. O segurado já cadastrado atualiza dados nas máquinas de autoatendimento ao fazer transações nos terminais.
Publicidade
Recadastramento por procuração
Quando o INSS estendeu em agosto o prazo do recadastramento para até 28 de fevereiro, a Febraban elaborou e divulgou tira-dúvidas para auxiliar os aposentados. Confira:
Publicidade
Prova de Vida/Revalidação de Senha também pode ser feita por meio de procuração?
— Sim, desde que o procurador tenha sido previamente nomeado pelo INSS nos postos do instituto.
Se o aposentado não puder ir até a agência por motivo de doença ou locomoção, como o recadastramento é feito?
— Em caso de impossibilidade, beneficiário deve ter um procurador ou representante legal, que precisa ir a uma agência da Previdência, levando a procuração registrada em cartório (caso o segurado não possa comparecer) e apresentar o atestado médico que comprove o problema de locomoção, além dos documentos de identificação do próprio procurador.
Publicidade
Se o aposentado ou pensionista não fizer a prova de vida, ele deixará de receber o benefício imediatamente?
— Todos os beneficiários deverão fazer anualmente a prova de vida. Quem não se recadastrar terá o benefício bloqueado pelo INSS.
Publicidade