Por thiago.antunes
Rio - Em parceria com a Altave, a Vialink está investindo no uso de balões fixos para monitorar regiões com o uso de câmeras — como em eventos a céu aberto — ou fornecer banda larga. Eis aí uma boa sacada, principalmente num país grandalhão e destrambelhado como o nosso, com uma topografia que dificulta a distribuição de sinais de telecomunicações, como bem sabemos todos nós, usuários de celular.
A chamada tecnologia do aeróstato cativo já foi testada, com sucesso, durante a Copa das Confederações, em 2013. Na época, os balões geraram imagens no entorno dos estádios. A PM do Rio também já andou usando o sistema. Os balões, localizados a cem metros de altura, conseguem transmitir sinal de internet a algo entre 10 e 15 megabits por segundo. Como são alimentados à base de hidrogênio ou de hélio, eles podem ficar longos períodos no ar.
Publicidade
A aplicação de um sistema desses em regiões como a Amazônia é totalmente viável. Se você fizer uma rede de balões capazes de retransmitir o sinal, poderá interconectar muitas pequenas cidades. A tecnologia vale também para a comunicação entre plataformas de petróleo, por exemplo, ou em áreas que tenham sofrido grandes desastres e necessitem de internet. Outro ponto importante, que não pode ser deixado de lado, é que toda essa operação é 100% nacional. Fica a dica.
Eis a sua chance de derrotar o Minotauro. Vai encarar?
Rosto de Minotauro no jogo UFC, que sai para PlayStation 4 e Xbox OneReprodução

A Electronic Arts Sports confirma: o grande Rodrigo Minotauro Nogueira é o primeiro brasileiro do novo UFC para PlayStation 4 e Xbox One, a ser lançado este ano. No total, serão cem lutadores, como Demetrious Johnson, Rashad Evans, Chael Sonnen, Alexander Gustafsson, Georges St-Pierre e Jon Jones, entre outros.

Publicidade
Mercadão
Por falar em games, o Brasil recebe hoje, pela primeira vez, o GSummit Global, com os maiores especialistas do setor mostrando que os jogos estão sempre em alta. Em 2016, esse mercado movimentará U$ 2,8 bilhões. Taí um bom nicho para quem procura especialização. O patrocínio é da MJV Tecnologia & Inovação.
Publicidade
Whatsapp falso!
Alerta: pilantras estão divulgando por e-mail que existe uma versão do WhatsApp para PCs. Mentira. Se você clicar no link, vai instalar um programinha malicioso que pode surrupiar seus dados. E vale a velha regra: não confie em nada de origem desconhecida. A dica é do Laboratório de Pesquisa da Eset.
Publicidade
Projeto verão 2015
Não sou o sujeito mais indicado para falar sobre dieta,mas o Regime Certo lançou um aplicativo para Windows bem redondinho. É um excelente reforço para o Acompanhamento Nutricional Diário. Espie: http://regimecerto.com.br.
Publicidade
Ótima a polêmica no blog do Marcellus Leitão: executivo da Ford diz que a empresa pode rastrear totalmente a vida dos motoristas (nos carros com muita tecnologia, claro). Em tempos de espionagem global, a privacidade é atropelada. Confira: http://blogs.odia.ig.com.br/automania/.
Publicidade