Por marlos.mendes

Rio - Uma imagem vale mais do que mil palavras. E podem ser todas bem diferentes do que se pretendia dizer. O blog Business Insider publicou uma lista dos 15 piores logos corporativos de todos os tempos. Como toda lista, é polêmica e irresistível.

>>> GALERIA: As 15 logomarcas mais infelizes segundo o Business Insider


Blog Business Insider lista 15 logos que jamais deveriam ter sido aprovadosReprodução Internet

1. Londres 2012
Uma suástica? Uma cena de sexo com Lisa Simpson? Uma referência ao sionismo? Essas interpretações foram atribuídas à logo das Olimpíadas de Londres, em 2012. O pior de tudo: custou a bagatela de 400 mil libras (cerca de R$ 1,5 milhão).

2. Comissão Arquidiocesiana da Juventude
A imagem é de 1973, bem antes da onda de escândalos e denúncias de pedofilia envolvendo padres católicos. A intensão certamente era mostrar um clérico acolhendo uma criança, mas é inegável que pegou mal demais...
Publicidade
3. Centro Pediátrico de Arlington
Não há como discordar do Business Insider quanto a essa logomarca. "Quem aprova essas logos?", pergunta o blog.
4. Sushi do sol nascente
O sol está presente na bandeira e na epígrafe do Japão, a terra do sol nascente. A ideia original era fazer menção a um sol por trás de uma casa de chá, outra instituição nipônica. Pode ter dado certo por lá, mas não é preciso muita criatividade para imaginar algo mais tórrido, como uma cena de "Império dos Sentidos"...
Publicidade
5. A-style
O estilo aqui é o de guerrilha. De marketing de guerrilha, bem entendido. O logo veio à tona antes do produto e, como esperavam seus criadores, "gerou buzz", como dizem os marqueteiros, "bombou", como dizem os Internautas, ou "deu o maior bafafá", na gíria analógica dos tempos da televisão a válvula. Depois de "viralisar", a empresa começou a vender camisetas com o logo safadinho.
6. Xarope de maple de Vermont
O maple (espécie de carvalho típico do hemisfério norte) do qual se extrai uma seiva com a qual se produz um xarope usado como bebida desde antes da colonização dos EUA. A extração é similar a da borracha, fazendo um furo no tronco para que a seiva pingue lentamente em um barril. A explicação é pertinente para se entender a ideia original do logo infeliz de número 6, feito para um produtor de xarope de maple do estado de Vermont. O logo mistura o mapa do estado e uma referência ao processo de produção. O problema é que o mapa lembra uma perna humana. O resultado mais parece o desenho de alguém com extrema dificuldade de urinar.
Publicidade
7. Sherwin Williams
A fabricante de tintas queria espalhar a alegria das cores pelo planeta, mas acabou sugerindo um banho de sangue que poderia ilustrar as atuais (e incontáveis) séries de zumbis. O logo foi criado em 1906.
8. Antena Mont-Sat
Mont-Sat é uma empresa antenas parabólicas da região da Baixa Silésia, na Polônia. O logo da companhia é um exemplo de que não é tarefa fácil dar formas humanas aos produtos. O bonequinho da antena consegue ser pior do que o da Michelin, que parece um marshmallow deformado, mas pelo menos não traz uma braço de judas na altura do ventre.
Publicidade
9. Farmácia Kudawara
Era para ser uma referência à letra K, mas acaba sugerindo outra coisa. Curiosamente, para quem fala português, o nome e o logo acabam fazendo sentido -- segundo sentido, claro.
10. Locum
Assim como o nome da farmácia Kudawara é mais cômico para quem fala inglês, o da adminstradora de imóveis sueca só tem graça para quem fala inglês.
Publicidade
11. Mama's Baking
Segundo o blog, trata-se de uma cafeteria grega com um enorme complexo de édipo. Não há muito o que dizer, exceto adicionar a virada de bateria para piadas ruins usadas por alguns humoristas.
12. Kids Exchange
Intercâmbio de crianças ou cirurgia para troca de sexo dos infantes? Entederam por que existe pontuação?
Publicidade
13. Computer Doctors
Para problemas de incontinência urinária, procure o urologista. Esses doutores entendem de computadores. E absolutamente nada de design.
14. Linguiças
Precisa explicar? Mais uma vez, pergunta-se: quem aprovou isso?
Publicidade
15. Aulas de dança para crianças
O logo da Junior Jazz Dancing Class é capcioso. É preciso prestar muita atenção para entender o que há de errado com as crianças dançando. Não conseguiu? Uma dica: considere as cabeças dos bonecos como mamilos e surgirá uma figura digna de Carlos Zéfiro.

Publicidade
Você pode gostar