Por thiago.antunes
Rio - Inspetores de escolas estaduais convocados em outubro de 2013 que não receberam os salários desde novembro vão ter os atrasados depositados na semana que vem, mais ainda com valores desatualizados. Alguns desses profissionais receberam remuneração inferior àquela informada no edital do concurso. Segundo o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, essa situação foi provocada por um problema operacional que será resolvido até março.
Salário de inspetores escolares estaduais será corrigido em março, segundo secretárioFernando Souza / Agência O Dia

“Antes, o requisito para o cargo de inspetor era Nível Fundamental. No último concurso, alteramos essa exigência para Nível Médio e, consequentemente, aumentamos o salário. Porém, houve uma falha no sistema, que não repassou a mudança para os contracheques”, explicou o secretário.

Segundo Risolia, os novos profissionais receberão atrasados na próxima semana, mas ainda com o valor antigo. Retroativos serão pagos em março, com salários corrigidos.

Além disso, os inspetores antigos vão ganhar os mesmos salários dos novos. “Cerca de 500 servidores ativos e 845 inativos serão beneficiados com reajuste, além dos 700 que chegaram agora. Até o fim do ano, devemos contratar mais 200 inspetores”, disse o secretário.
Publicidade
Uma das coordenadoras do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), Marta Moraes contou que há servidores que não conseguem ir ao trabalho por não terem dinheiro para a passagem. O secretário informou que cada caso será avaliado individualmente, mas garantiu que os profissionais não serão responsabilizados por problema do qual não têm culpa.
Trabalhos fora da função
Publicidade
Segundo Marta Moraes, do Sepe, a entidade tem recebido denúncias de inspetores que são obrigados a trabalhar fora da função por diretores de escolas. A coordenadora explica que os servidores acabam atuando na secretaria, na portaria ou mesmo na cozinha.
O secretário explica, porém, que não existe a hipótese de um inspetor exercer uma função que não é a sua. “Existe uma fiscalização. Mas se houver algum caso desses, peço que seja enviado à secretaria, para que possamos tomar as medidas necessárias”, diz ele.
Publicidade
Auxílio-educação
O Previ-Rio abre, na próxima terça-feira, inscrições para o Auxílio Educação 2014, destinado aos servidores estatutários da prefeitura e pensionistas estudantes. As inscrições devem ser feitas por meio do site www.rio.rj.gov.br/web/previrio até o dia 27 de fevereiro. Após o cadastro, haverá períodos para os comprovantes sejam apresentados.
Publicidade
Curso de inglês
Foi depositado nesta quinta-feira o quinto lote do Previ-Rio Bilíngue para mais 1.699 servidores interessados na continuidade do benefício no primeiro semestre de 2014. Com o pagamento, os inscritos no programa já podem renovar a matrícula do seu dependente nos cursos de inglês conveniados. Mais informações em www.rio.rj.gov.br/web/previrio.
Publicidade