Por tamyres.matos
Rio - As contratações temporárias no setor de asseio e conservação vão dobrar este ano no Rio por conta da Copa do Mundo e das eleições. São esperados cerca de 20 mil novos postos de trabalho no segmento. A previsão é da Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac). Maior oferta de vagas está na rede hoteleira, em restaurantes e em shoppings.

“As perspectivas de chances temporárias são boas para o país inteiro, tendo em vista este ano atípico de Copa do Mundo e eleições. No Rio, a previsão é que esse número chegue a 20 mil.Normalmente as contratações seriam em torno de 10 mil”, prevê o presidente da entidade, Ricardo Garcia.

Segundo ainda o dirigente da Febrac, cerca de 2 mil trabalhadores devem ser efetivados após o período temporário. “Normalmente de 10% a 20% dos empregados temporários são efetivados. Quem se dedicar será recompensado”, assegura.

O servente da Nova Rio Alexander da Silva foi contratado há quatro mesesUanderson Fernandes / Agência O Dia

De acordo com o diretor superintendente da Associação das Empresas Prestadoras de Serviços do Estado do Rio (Aeps-RJ), José de Alencar Magalhães, esse trabalhador tem todos os direitos de um funcionário efetivo.

“O emprego por temporada confere à pessoa todos os direitos do trabalhador comum, a exceção do aviso prévio e a multa de 40% do FGTS”, conta Magalhães.

2 MIL CONTRATAÇÕES
Publicidade
Só a Nova Rio Serviços Gerais deve contratar cerca de 2 mil prestados em 2014. “Estamos prevendo que clientes nossos dos setores de hotelaria, shoppings e hospitais serão os que mais devem nos solicitar mão de obra nestes períodos”, relata Roberto Cunha, diretor operacional da empresa. Conforme com o executivo, a maior dificuldade está na contratação de mão de obra masculina. “Perdemos muitos funcionários para o setor da construção civil, que está aquecido. O esforço é grande para manter homens em nossos quadros”, explica.
O servente Alexander da Silva, 24 anos, foi contratado há quatro meses pela Nova Rio depois de um bom período desempregado. “Estava trabalhando com o meu pai que é lanterneiro. Agora, com carteira assinada fico mais tranquilo”, comenta o funcionário.
Publicidade
NÍVEL MÉDIO
O salário inicial do setor é de R$ 810 mais vale-refeição no valor de R$ 7 diários. Além dos serviços de limpeza, o segmento engloba cargos como recepcionista, jardineiro e porteiro. As exigências pelo Nível Médio completo e outros cursos de qualificação são cada vez maiores. “Os estabelecimentos que mais têm contribuído para o crescimento da oferta de vagas são hotéis, restaurantes, shoppings e novos aeroportos, na medida em que expandem na mesma proporção do desenvolvimento da economia e poder de compra da população”, informa Ricardo Garcia, presidente da Febrac.
Publicidade
APARÊNCIA
Coordenadora de RH da agência Simetria Terceirizados e Temporários, Simone Sousa alerta aos candidatos sobre os cuidados com a aparência. “Cabelo cortados e higiene pessoal são fundamentais. Às vezes, temos vagas para atuar no setor de limpeza de hospital ou shopping. Mas os clientes pedem que o candidato que tenha cuidados com a aparência”, diz Simone Sousa.
Publicidade
INSCRIÇÕES
Os interessados a uma vaga para a empresa Nova Rio pode se inscrever pelo site www.novario.com.br. A Simetria também oferece oportunidades para temporários. Informações no site www.simetria.com.br.
Publicidade
Senai prorroga inscrições
As inscrições para 2.840 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional à distância do Senai Rio foram prorrogadas até dia 10 de fevereiro. As oportunidades são para assistente de logística, auxiliar de eletricista predial, auxiliar de pré-impressão, auxiliar de pós-impressão, auxiliar de impressão offset, desenhista de produção gráficos web, eletricista de automóveis, instalador de rede local e sem fio e mecânico de manutenção em motores ciclo otto.
Publicidade
Podem participar candidatos com idade mínima de 16 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o 2º ano do Ensino Médio. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.firjan.org.br/educamais.
Antes do processo seletivo, os interessados precisam participar do curso de técnicas de informática e comunicação, que estará disponível após a inscrição. Depois disso, os candidatos farão prova online, de múltipla escolha. O resultado será divulgado dia 14 de fevereiro, no mesmo site em que será feita a inscrição.
Para se matricular no Senai, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e auto-declaração de baixa renda.
Os cursos estão previstos para iniciar no dia 10 de março. Os alunos terão acompanhamento por meio de tutoria em ambiente virtual de aprendizagem, conteúdo em flipbook (disponível em DVD) e aulas presenciais na unidade em que foi feita a matrícula.
Publicidade
Os encontros presenciais podem ser feitos em unidades como de: Cinelândia, Laranjeiras, Maracanã, Niterói, Nova Iguaçu, São Gonçalo. Mais informações por meio do 0800-0231231.