Por tamyres.matos
Rio - A Caixa Econômica Federal lançou um novo serviço eletrônico de geração da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia Tempo de Serviço (FGTS) para empregados domésticos. Por meio da ferramenta, os patrões conseguem gerar um boleto de pagamento, que pode ser quitado em qualquer canal disponível pela rede bancária.

O acesso ao novo serviço é feito por meio do site www.esocial.gov.br. Basta selecionar a opção “Guia FGTS” no menu à esquerda e, em seguida, informar o número do Cadastro Específico do INSS (CEI) e os dados do trabalhador doméstico.
O novo portal calcula o valor do depósito, inclusive para recolhimento em atraso, e cria a guia do FGTS com código de barras. Além disso, após o primeiro acesso, as informações serão armazenadas no sistema, o que possibilita a impressão das próximas guias mensais. Será preciso apenas incluir a inscrição CEI do empregador e, depois, validar os dados apresentados pelo aplicativo.
Publicidade
Caso seja necessário, é possível incluir mais de um trabalhador no sistema, desde que não ultrapasse o total de cinco. Caso de alguma falha no processamento, a pessoa será procurada pela instituição bancária.
Atualmente, segundo a Caixa, mais de 170 mil empregados domésticos recebem depósitos mensais em suas contas do FGTS, por liberalidade dos seus patrões. Só no ano passado, foram registrados aproximadamente R$ 145 milhões em recolhimentos do fundo a esses trabalhadores.
Gerente nacional de FGTS da Caixa, Henrique José Santana conta que a expectativa é que, com as novas facilidades, esse número possa aumentar gradativamente. “A ferramenta foi elaborada atendendo sugestões recebidas dos usuários”, disse ele.
Publicidade
CARTILHA
A Caixa lançou ainda uma cartilha com o passo-a-passo das operações de geração da Guia de Recolhimento do FGTS, para ajudar o empregador no preenchimento dos dados.
Publicidade
Basta acessar o site www.caixa.gov.br/fgts e selecionar a opção “arquivos para download”. Em seguida, o usuário deve clicar em “empregador doméstico” e escolher o arquivo “recolhimento FGTS”.
CADASTRO
Publicidade
Para criar a guia de recolhimento é preciso criar um Cadastro Específico do INSS (CEI). Isso pode ser feito por meio do site www.esocial.gov.br, no link “primeiro acesso”. Basta informar o CPF e a data de nascimento, além dos números do Imposto de Renda.
Por fim, o empregador deve clicar em “gerar código” e anotar o número informado, que será usado nos próximos acessos à página. Para consultar o CEI, basta selecionar a opção de “dados do empregador”.
Publicidade