Por leonardo.rocha

Rio - Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira e realizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), constatou que a capital fluminense é o principal destino de gays do Brasil e do mundo durante a folia de Carnaval. O estudo não só consolidou está tese, como apresentou dados bastante significativos. O turista LGBT gerou para a economia da cidade a movimentação de R$ 461 milhões.

Público gay movimentou 30% da receita dos turistas durante o Carnaval 2014Divulgação


Durante o Carnaval 2014, este público representou cerca de 30,75% do que foi gerado de renda durante a realização dos desfiles no Sambódromo, blocos de rua e festas em boates. Segundo dados da RioTour, o festa popular gerou para a Cidade Maravilhosa a movimentação de R$ 1,5 bilhão. Este montante foi impulsionado pela vinda de 918 mil turistas (estrangeiros e brasileiros), sendo que 137 mil se consideraram homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais.

Ou seja, na amostragem realizada em um total de 614 questionários respondidos entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março, os turistas LGBT compuseram 15% do total divulgado.

A pesquisa ainda apontou que a média de idade deste turista (70% homossexuais, 8,8% bissexuais, travestis 0,3% e transexuais 0,1% - os outros 20% são heterossexuais, mais conhecidos como “simpatizantes”) é de 26 anos. A maioria vêm do próprio Brasil. Dos estados com o maior número de pessoas aparece: São Paulo (32,7%), Minas Gerais (19,2%), Distrito Federal (5%) e outros (2,8%). Os estrangeiros representaram na amostra 15,8% do público, com destaque para os norte-americanos (20%), Inglaterra (10%) e Canadá (7,4%).

Você pode gostar