Por thiago.antunes

Rio - A Google admite, enfim, que está sempre fuçando o nosso e-mail. Não só ele, mas toda informação que esteja correndo nos seus servidores. O software que faz essa graça está de olho em palavras que possam resultar em anúncios direcionados sob medida para cada usuário.

De certa maneira, todos já sabiam disso, mas a atualização dos termos de serviço do gmail e outros aplicativos da Google, semana passada, deixou essa estratégia mais clara. Dados sobre trânsito ou sobre alguns dos seus horários também são armazenados. Tudo, afinal, pode virar negócio, e assim caminhamos.

Sempre tem alguém de olho em vocêReprodução

Nos EUA, associações tentam processar a Google por invasão de privacidade — conceito cada vez mais antigo, aliás. A questão é que você, quando passa a usar dos serviços Google, está aceitando ser ‘espionado’. Com frequência, aliás, parece que é para a sua própria segurança. Ou, ao menos, é esse o argumento usado para fazer com que o sujeito deixe ter sua vida bisbilhotada.

Mas os defensores da privacidade insistem. Agora mesmo o ‘Washington Post’ (via ‘Observatório da Imprensa’) dá conta de que existe um movimento sugerindo que as empresas de comunicação criptografem seus sites, para que os interesses dos leitores estejam protegidos. Como diz o artigo, o jornal impresso não lê você, mas o site — como toda plataforma digital — lê você, sim, e está registrando seus rastros o tempo todo. Será um exagero?

Leitura de bordo

Feriadão é sempre bom para revirar os livros empilhados no canto. Pegou-me de jeito o “Os arquivos Snowden”, de Luke Harding (Ed. Leya, R$ 39,90). Conta a história do vazamento de informações mais polêmico das últimas décadas, que resultou em inúmeros incidentes diplomáticos. Em 2012, Edward Snowden era analista de informação da agência de segurança americana quando caiu-lhe a ficha de que havia inúmeros segredos que deveriam ser revelados ao mundo.

Foi então que ele vazou para a imprensa alguns truques sujos do governo americano, como escutas telefônicas espúrias de importantes autoridades (incluindo a presidente Dilma). Com o escândalo, Snowden teve que abandonar os EUA, viveu um tempo em Hong Kong e desde agosto passado está na Rússia. Mas o visto dele está para expirar, e o assunto vai voltar à tona novamente muito em breve. Enfim, fica a dica de boa leitura.

Perfil

O Twitter divulgou o perfil dos seus usuários brasileiros. Diz que quatro em cada cinco acessam a internet pelo celular. Os assuntos preferidos da galera são cinema (79%), música (77%) e ciência-tecnologia (75%). E 97% deles assistem TV todos os dias.

Você pode gostar