Por felipe.martins

Rio - Os profissionais das redes estadual e municipal de ensino do Rio ameaçam fazer nova greve ainda este semestre, mesmo após terem cruzado os braços por mais de dois meses e meio no segundo semestre de 2013. Para promover a assembleia unificada, a partir das 14h no Clube Municipal, na Tijuca, professores e funcionários das escolas estaduais e municipais param hoje por 24 horas.

Na assembleia, os funcionários podem decidir se as duas redes entrarão em greve novamente. A categoria, que reúne mais de 140 mil profissionais em todo o estado e atende a mais de 1,6 milhão de alunos, alega que não tiveram suas reivindicações do ano passado atendidas tanto pelos governos municipal e estadual.

Professores da Prefeitura do Rio articulam retomada da greveEBC

De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), os duas esferas de governo também não teriam cumprido compromissos firmados em sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), em outubro passado, que determinou o fim do movimento grevista nas redes no ano passado.

A Secretaria Estadual de Educação informou que “lamenta tais atitudes, já que os maiores prejudicados são os alunos”. O estado divulgou que foi criado o Grupo de Trabalho, como ficou acordado no STF, e o sindicato é que estaria se negando a participar do fórum de discussão.

Aumento de 8%

Conforme a Secretaria Estadual de Educação, já foi apresentada a proposta de aumento real de 8%, que ainda precisa passar pela aprovação da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Segundo a pasta, uma outra entidade, a UPPE-Sindicato, já integra o Grupo de Trabalho, que terá reunião na próxima segunda-feira.

Cronograma em dia

Já a Secretaria Municipal de Educação informou que “segue rigorosamente os cronogramas e solicitações assinadas no STF, além de acompanhar e apoiar o Grupo de Trabalho”. A pasta explicou que já tem uma nova audiência marcada com representantes do Sepe, conforme solicitação, para depois de amanhã.

Novos auditores

O governo do Estado do Rio empossa hoje 24 novos auditores fiscais, que participaram do último concurso promovido pela Secretaria Estadual de Fazenda. Eles vão se somar a outros 591 auditores, que assumiram suas funções em certames promovidos nos últimos sete anos.

Ato unificado

Servidores públicos federais participam hoje de um novo ato unificado, em Brasília. As categorias prometem seguir em marcha até o prédio do Ministério do Planejamento para pressionar o governo a instalar um processo efetivo de negociações com os funcionários da União.

Você pode gostar