Por felipe.martins

Rio - Para encontrar os melhores preços é preciso pesquisar. Mas nem sempre o consumidor tem tempo disponível para percorrer supermercados em busca de ofertas e recorre aos estabelecimentos de sempre, às vezes pagando mais caro. Mas graças à tecnologia, a solução para este problema está a apenas um clique. Novos aplicativos permitem aos usuários conferir todas as promoções do dia e comparar preços para decidir onde sai mais barato fazer compras.

Criadores do Facilista, que terá sua versão definitiva lançada hoje, os especialistas em Tecnologia da Informação Leonardo Cioti e Aline Ferreira tiveram a ideia da ferramenta com a própria rotina do casamento. “Nosso dia a dia é muito corrido, pois trabalhamos muito e temos dois filhos. Somos bombardeados de ofertas todos os dias e fica difícil identificar aquelas que realmente interessam. Por isso, decidimos fazer um aplicativo que pudesse reunir todas elas”, explica Leonardo.

Com dificuldade em encontrar preços baixos%2C a auxiliar administrativa Luana Pereira começou a usar os aplicativos para comprar alimentos mais baratos nos supermercadosCarlo Wrede / Agência O Dia

Além de pesquisar preços, a ferramenta permite que o usuário crie, edite e compartilhe listas de eventos, como churrascos e almoço de família, por exemplo. Atualmente, a base de dados do site tem 1,5 milhão de produtos, sendo que diariamente são publicadas cerca de 150 mil ofertas no Rio de Janeiro e em São Paulo. O consumidor pode acessar as informações por meio do endereço www.facilista.com.br ou baixando o aplicativo, que tem versões para os sistemas Android e iOS.

“As versões para smartphone têm leitor de código de barras que permite aos usuários comparar os preços de um determinado produto visto no supermercado com aqueles divulgados no site”, diz o programador.  O site Aonde Convém (www.aondeconvem.com.br), por sua vez, reúne encartes tanto de supermercados, quanto de redes de varejo e farmácias, o que ajuda o consumidor a visualizar onde estão as melhores promoções. Os folhetos são divididos por localização ou setor, como moda ou construção.

Já o Boa Lista (www.boalista.com.br) permite a criação de listas de compras e possibilita verificar o valor dos produtos nos estabelecimentos próximos dos usuários. A ferramenta possui versão para Android e iOS.

Ferramentas simples para atender consumidores

Consultor de varejo do Grupo Azo, Marco Quintarelli conta que as pesquisas de mercado sempre apontaram o Rio como a cidade mais promocional do país. “O varejo concorre entre si e isso é feito por meio das promoções. O Rio tem essa cultura de aproveitar as ofertas para economizar, em vez de fazer compras em grandes quantidades”, avalia ele.

O especialista confirma a importância de haver aplicativos que reúnam todas as ofertas, pois “é tanta informação na televisão e nos jornais que o consumidor se perde”. No entanto, ele ressalta que essas ferramentas devem ter navegação simplificada para não desestimular o usuário.

Leonardo Cioti criou o Facilista após perceber a carência de um site que reunisse todas as ofertasCarlo Wrede / Agência O Dia

“Há consumidores que ainda não estão habituados a usar os aplicativos, como donas de casa, pais de família e aposentados, por exemplo. Muitos ainda comparam os preços atendo perna pelos mercados”, afirma.

Pensando nisso, Leonardo Cioti lança hoje uma nova versão do Facilista, em que é possível escolher os produtos por categorias ou até mesmo por supermercados. Além disso, são publicadas as datas em que as ofertas foram divulgadas pelos estabelecimentos, para evitar que o consumidor vá às compras e não encontre o preço que viu no site.

A auxiliar administrativa Luana Pereira, 27 anos, é a favor de ferramentas como essa. “Os alimentos estão muito caros, principalmente os básicos, como feijão e arroz. Já que não tem como deixar de comprar, é ótimo ter uma ajuda da tecnologia”, diz.

Você pode gostar