Por bferreira

Rio - A maré verde e amarela invadiu de vez o varejo. Quem passa na porta de grandes redes de lojas já percebe as vitrines enfeitadas com as cores da bandeira brasileira, e mesmo aqueles que não estavam animados com a Copa do Mundo já começam a entrar no clima. Para atrair consumidores, lojas de departamentos criam coleções com peças inspiradas no tema, mas que podem ser usadas depois do Mundial.

A estudante Tatiana Fernandes%2C 17 anos%2C já está procurando roupas para usar nos dias de jogos do Brasil e afirmou que dará preferência a lojas de departamentosPaulo Araújo / Agência O Dia

A estudante Luisa Faria, 16 anos, ainda não comprou uma camiseta para torcer pela Seleção, mas se animou após conhecer as opções disponíveis no mercado. “Não me importaria em usar uma blusa do Brasil que não seja oficial, então esses modelos diferentes me interessaram. Na hora de comprar roupa, só avalio se é barata ou bonita”, contou ela.

Tatiana Fernandes, 17, também afirmou que vai levar o preço em consideração na hora de escolher a roupa para os jogos. “Vi algumas peças em lojas de departamentos que gostei”, disse.

Consultora da estilo, Ana Carolina Soares aconselha que o consumidor dê preferência a peças que possa usar depois. “O ideal é optar por tons mais escuros, como verde musgo, amarelo mostarda e azul marinho, que podem ser facilmente combinados com cores neutras”, sugere a blogueira.

No entanto, se o torcedor fizer questão de usar uma camiseta com as cores do Brasil, vale a pena misturar com peças tradicionais. “Se a pessoa vai torcer no trabalho, pode usar a camisa da Seleção com um blazer ou uma calça pantalona, por exemplo”, explica ela.

A rede Riachuelo, por exemplo, criou a coleção “Torcida Fashion” para a Copa em parceria com a blogueira Camila Coutinho, com dez modelos de camisetas com estampas de tema tropical e verde e amarelo, além de frases como “Let’s Gol”. Os preços dos produtos variam de R$ 39,90 a R$ 69,90.

A Mercatto, por sua vez, tem vestidos e camisetas nas cores do Brasil, com preços que vão de R$ 29,90 a R$ 39,90. Além disso, nos dias de jogos a marca vai disponibilizar profissionais para fazer as unhas das torcedoras. Já a Leader tem short colorido por R$ 49,90 e sapatilhas com estampa de oncinha verde, azul e amarela por R$ 29,99, além de legging azul com estampa de estrelas por R$ 39,99.

Na C&A é possível encontrar diversos modelos de camisetas do Brasil a partir de R$ 29,90. A camiseta oficial da Fifa custa R$ 39,90. Já na Renner o consumidor pode escolher entre jaquetas nas cores da Seleção a partir de R$ 69,90 e camisetas com o tema da Copa por R$ 39,90. Já a Marisa tem camisetas masculinas “Keep Calm and Vai Brasil” por R$ 29,90, além de calça skinny verde feminina por R$ 59,99.
Quem busca preços menores pode ir à loja Dami Tex, no Mercadão de Madureira, que tem regatas femininas por R$ 9, baby look de malha por R$ 10 e camisetas infantis por R$ 5.

EMPRESAS INVESTEM EM CAMPANHAS COM TEMÁTICA DO MUNDIAL

Além das lojas de departamentos, outros setores do varejo, serviços e alimentação também lançaram campanhas publicitárias para pegar carona com a Copa do Mundo. O Mc Donald’s, por exemplo, vai substituir as embalagens vermelhas das batatas fritas por outras com design de artistas de 12 países e com temática do Mundial.

Já a loja de produtos esportivos Centauro vai sortear 100 ingressos para final da Copa. Para concorrer, basta efetuar compras acima de R$ 50 e cadastrar o cupom no site www.centauro.com.br/promocaoingressos.

A Qualy, por sua vez, está com a embalagem verde e amarela, como parte da campanha “Joga pra mim”. Na compra de uma margarina da marca, mais um produto Sadia, o consumidor pode cadastrar o código no site promo.sadia.com.br e concorrer a até R$ 1 milhão.

Na Casa Show, rede de lojas de produtos para construção, a promoção Show de Bola oferece descontos e condições de pagamento facilitadas em vários itens.

A Light também entrou em campo com a campanha #BrilhaBrasil. O objetivo é estimular os torcedores a compartilharem fotos, mensagens e vídeos durante a Copa, usando a hashtag.

Já a Tic Tac decidiu substituir as balinhas brancas pelas verde e amarelas, em homenagem ao país que sediará o Mundial.

No comércio popular, como Mercadão de Madureira e Saara, já é possível encontrar diversos produtos para torcer pelo Brasil, como cornetas e vuvuzelas, além de chapéus, bijuterias, e bandeirinhas nas cores do Brasil.

Você pode gostar