Por leonardo.rocha

Rio - O Procon Estadual realizou nesta sexta-feira uma nova ação para vistoriar supermercados que são alvo de denúncias dos consumidores no Estado do Rio de Janeiro. A Operação Secos e Molhados esteve hoje na Zona Norte da cidade e em Niterói em busca de irregularidades. Dos 11 estabelecimentos fiscalizados, sete foram autuados e serão multados por má conservação de produtos. Agentes flagraram uma filial do supermercado Extra, em Niterói, modificando a data de vencimento de alimentos perecíveis. No total, foram descartados mais de 107kg de mantimentos impróprios para o consumo.

Supermercado Extra alterando validade dos alimentosReprodução


O caso considerado mais grave foi do Extra de Itaipu, município de Niterói. Os fiscais flagraram peças de presunto cozido, mortadela e alguns laticínios, sendo revalidados com datas que ultrapassavam a determinação do fabricante. O presunto, por exemplo, com validade original de 1/06 foi etiquetado para vencer em 13/06. Os agentes também detectaram o não cumprimento da promoção que reduzia em 21% o valor da segunda caixa de cerveja caso o cliente comprasse duas. Porém, na hora de pagar, o consumidor pagava o mesmo preço por cada uma das caixas. O agentes determinaram a solução imediata do problema.

No Supermarket de Piratininga, Niterói, a fiscalização encontrou 21kg e 648g de linguiça de frango, fígado e carne moída vencidos; além de 11kg e 860g de alimentos, entre frios e salsicha, sem especificação quanto ao vencimento. Alguns produtos expostos à venda não traziam etiquetas de preço. O estabelecimento se comprometeu a limpar e melhorar as condições da sua câmara frigorífica.

Já no Supermarket da Praça Seca, foram inutilizados 3kg e 218g de queijos e champignon vencidos, 7kg de frios sem identificação, e 31kg de costela que, segundo o supermercado, estavam separados para descarte.

O Supermercado Real e o Supermarket, de Itaipu; o Real, de Piratininga; e o Campeão, de Rocha Miranda, não apresentaram problemas durante a fiscalização.

Você pode gostar