Por bferreira

Rio - A indústria não obteve bom desempenho no campo da produção. O resultado de abril não foi pior devido à fabricação de televisores, que apresentou crescimento de 42,7% este ano. As bebidas alcoólicas, com a proximidade da Copa, golearam as não alcoólicas: a alta foi de 3,6% na produção contra 0,3%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física, divulgada ontem pelo IBGE.

O crescimento das bebidas foi puxado por cerveja e chope que somam 90% das listadas no levantamento.

“O resultado positivo da bebida alcoólica se destaca claramente em decorrência da Copa”, disse o gerente da pesquisa, André Macedo.

À frente da cerveja, os televisores tiveram alta de 42,7% no ano. Mas a produção cresceu menos. Em fevereiro, a alta foi de 65,7%, em março foi de 42,4% e abril 20,9%, comparados com igual mês de 2013.

No geral, a produção industrial em abril amargou retrações de 0,3% comparada com março, 5,8% sobre abril de 2013 e 1,2% no acumulado do ano. Porém, avançou 0,8% nos últimos 12 meses. “A indústria de veículos puxou a queda. Entre os fatores está a inadimplência”, disse o gerente do IBGE.

A estudante Natália Rodrigues, 22 anos, vai brindar o Mundial com cerveja. Vai pesquisar para pagar menos. “Vou no que tiver promoção, como chope de graça a cada gol”, disse.

Você pode gostar