Por bferreira

Rio - A direção do IBGE e do sindicato da categoria acertaram o primeiro acordo desde o início da paralisação dos servidores do instituto, em 26 de maio. Está agendada para os próximos dias uma reunião com a Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento. A proposta é discutir um dos temas da pauta, que trata a equiparação dos salários no patamar das carreiras do ciclo de gestão (Banco Central, Ipea, CVM e Susep).

Atualmente, a remuneração inicial dos servidores do IBGE é R$ 7.393,95 — Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas, sem Retribuição por Titulação, de Nível Superior. Já o salário inicial de um analista das carreiras do ciclo de gestão, de Nível Superior, é R$ 14.275,64.

Apesar do avanço, não houve sinalização do governo em discutir os demais pontos da pauta emergencial, como os que tratam sobre os temporários e a abertura de novos concursos públicos.

Segundo os dirigentes, a presidência do IBGE teria negado que os funcionários temporários exerçam as mesmas funções que os servidores estatutários. Sobre a ação do IBGE no Superior Tribunal de Justiça, a justificativa é que a medida tem relação com a essencialidade do trabalho do instituto. A greve continua por tempo indeterminado.

Você pode gostar