Por bferreira

Rio - Para atrair novos consumidores, as redes de supermercados investem cada vez mais nos cartões de fidelidade, que oferecem promoções exclusivas a clientes cadastrados e dão descontos na compra dos produtos, que podem chegar até 50%. Moradora da Lapa, Lauana Santos, 20 anos, vê vantagens no uso do dinheiro plástico.

Para Lauana Santos (à direita)%2C fidelização ajuda parcelar compras e ganhar descontos nos produtosCacau Fernandes / Agência O Dia

“Tenho cartão fidelidade e de crédito para me facilitar nas compras, já que posso parcelar. Eu também me sinto mais segura comprando com o cartão da própria loja e feliz com os descontos”, afirma a estudante.

Na rede Pão de Açúcar, por exemplo, os clientes cadastrados no site da rede ganham pontos que podem ser trocados por vale-compras, além de descontos que chegam a 50%. Cada R$ 1 gasto vale um ponto. O cartão é gratuito e não há taxa ou anuidade.

Também chamados de programas de recompensa, os cartões de fidelização oferecem descontos, que podem chegar a 50% em outros estabelecimentos. É o caso do supermercado Extra, que também oferece a troca de pontos por produtos e serviços em postos de combustíveis e drogarias.

Outra vantagem é o parcelamento da compra. Na rede Hortifruti, com o cartão do estabelecimento é possível financiar parte da fatura, dividir o valor da compra em duas vezes e pagar em 40 dias. Basta preencher o formulário, apresentando documento de identidade e comprovante de residência.

PROMOÇÃO PERSONALIZADA

Na rede Zona Sul, o cliente que possui o cartão que dá direito a benefícios exclusivos como, 5% de desconto no total de suas compras, brindes e possibilidade de pagamento com cheque. Também há ofertas exclusivas e personalizadas, conforme o hábito de compra analisado por meio do sistema ‘Zona Sul pra Você’.

No SuperPrix, os produtos em promoção têm uma etiqueta especial nas gôndolas, que podem chegar a 20% de desconto. Basta informar o CPF em qualquer unidade e fazer o cartão na hora.

“Com a fidelização, sabemos o histórico de compra do cliente, e assim oferecemos promoções com o perfil dele”, diz a gerente de marketing do SuperPrix, Cynthia Vale, usando o exemplo das cervejas especiais. “Com os dados, soubemos quem comprava mais o produto. Convidamos alguns clientes para uma degustação e eles acabam comprando mais”, diz.

Mercadinhos também investem

O que possibilita conhecer o perfil do cliente está no cartão preferencial, explica Fernando Gibotti, diretor de Inteligência da GS Group, empresa de software para o varejo.

“Nele, ficam registradas todas as compras, que são reconhecidas por um programa de computador e apontam as preferências do usuário”, explica.

Gibotti, que já instalou programas de fidelidade em minimercados de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada, afirma que a tendência é a expansão em todos os comércios: “Entender a personalidade do cliente é o caminho do varejo.”

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