Por thiago.antunes

Rio - Quando um órgão tem o concurso aprovado, ele precisa lançar o edital até seis meses depois. Esse é o caso da seleção para o Tribunal de Contas da União (TCU), que foi aprovada no último dia 7. Dessa forma, deve publicar o documento até 7 de janeiro de 2015.

Para quem pretende concorrer é preciso estar atento ao programa de estudos. Duas horas por dia de dedicação são bem vindas aos concurseiros que trabalham. E, sempre seguidas de exercícios. Para quem tem mais tempo livre, pode aproveitar dois períodos do dia. A ideia é alternar as matérias, e não estudar apenas uma de forma a esgotá-la. Alternando e distribuindo as disciplinas pelos dias da semana, você verá como o estudo ficará mais agradável. Veja mais dicas abaixo.

Pergunta e resposta

“Vi que o concurso do Tribunal de Contas da União (TCU) está autorizado. Quero saber quando esse edital deverá ser publicado, em vista de que teremos eleições e Enem. Estou pensando em começar a estudar para ele. Acredita que dê tempo e como devo iniciar os estudos?" Hernani, Vila Isabel

Hernani, eleições e Enem não impedem aberturas de concursos. O órgão, quando tem sua seleção autorizada pelo Ministério do Planejamento, possui até seis meses para publicar o seu edital. Caso ele não divulgue, perde a autorização e terá que fazer um novo pedido.

No entanto, nenhum órgão quer perder a autorização, pois se solicitou é porque há necessidade de preenchimento de vagas. A data limite para o TCU publicar o seu edital é até 7 de janeiro, tendo em vista que a autorização saiu em 7 de julho. Mas o órgão pode publicar seu edital a qualquer instante antes desse prazo final.

A ideia é manter-se no ritmo de estudos, quem já iniciou. E, entrar o mais rápido possível na preparação quem ainda não começou. Indico que façam questões das matérias e tópicos já estudados e, claro, que se mantenha atento às atualizações, principalmente nas disciplinas de Direito.

Mas, para quem já avançou na teoria, é momento de intensificar o treinamento de questões. Não é recomendável nenhuma parada significativa nos estudos até a publicação do edital, pois dessa forma, o candidato tende a perder o ritmo. Claro que, como ainda não há edital, vamos respeitar o período de descanso. Pelo menos uma vez por semana, o candidato deve relaxar e não pensar em estudos. O cérebro também precisa descansar, mas não pode se acostumar e perder tempo.

Para quem ainda não começou, a receita é a mesma: divida as matérias pelos dias da semana, separe os espaços vazios que você tem na sua agenda. Não recomendo que o candidato iniciante estude por muitas horas por dia. O desgaste é fatal na preparação. Portanto, equilíbrio é a palavra de ordem neste momento. Bons estudos!

Cláudia Jones é jornalista do site Questões de Concursos

Você pode gostar