Por bferreira

Rio - Os pensionistas do Estado do Rio de 44 carreiras contempladas com os reajustes salariais aprovados no início deste mês só vão receber os benefícios corrigidos em agosto. O grupo foi pego de surpresa e muitos pensaram que não tinham direito à paridade com ativos e aposentados das classes. Como uma pensionista que mora em Paraíba do Sul, que recebeu o pagamento sem os 9% concedidos para o pessoal da Educação.

A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão esclareceu à coluna que os pagamentos dos pensionistas com os aumentos aprovados em junho serão depositados na folha de agosto. Os reajustes são retroativos a julho.

Segundo a pasta, o motivo foi o pouco tempo para a implantação dos aumentos na folha de pagamento de julho, tendo em vista que os pensionistas sempre recebem nos últimos cinco dias úteis do mês referência. Com isso, as pensões reajustadas serão pagas de 25 a 29 de agosto, de acordo com o final da inscrição, que vai de 0 a 9.

Entre as complexidades apontadas pelo estado está o fato de que o reajuste tem que ser repassado primeiro para o instituidor de pensão, o Rioprevidência. Depois, é avaliado se o pagamento é dividido entre beneficiários e suas respectivas proporções. Outro fator é que o índice foi diferenciado por categoria, o que também contribui para a demora no processo. Diferente de quando é um mesmo índice para todo o funcionalismo público.

Na sexta-feira, os aposentados recebem os benefícios com o reajuste. Já na próxima segunda-feira, dia 4 de agosto, é a vez dos funcionários ativos.

Você pode gostar