Por leonardo.rocha

Rio - A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon Estadual, realizou nesta terça-feira, nova etapa da Operação Estou Por Aqui, cujo objetivo é fiscalizar estacionamentos de grandes shoppings da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Os fiscais trabalharam em três equipes e ao todo vistoriaram nove shoppings do Rio, Niterói São Gonçalo e Nova Iguaçu. Todos apresentaram irregularidades, foram autuados e serão multados. Com mais essa fiscalização, já são 35 estacionamentos autuados apenas neste mês de julho.

Com mais essa fiscalização%2C já são 35 estacionamentos autuados na Operação Estou Por Aqui no mês de julhoReprodução


O estacionamento que apresentou o maior número de irregularidades foi o Shopping da Gávea, que apresentou sete problemas. Um deles foi o desrespeito à Lei 6568/13, que exige utilização de identificador eletrônico de vagas no estacionamento.

Ele também cobra o valor correspondente a um período de cinco horas do cliente que perde o ticket do estacionamento. As outras irregularidades foram as seguintes: insuficiência do número de vagas destinadas a idosos, o cartaz que informa a existência de seguro do local não traz o número da apólice, falta de identificação eletrônica de vagas, não há painel ou placa informando o quantitativo de vagas e ausência de placa educativa sobre a necessidade de utilização de cinto de segurança.

As infrações mais recorrentes nos estacionamentos vistoriados foi referente ao sistema de filmagem, já que na maioria dos estacionamentos as câmeras não abrangiam a totalidade das vagas, bem como a ausência ou insuficiência de vagas destinadas a deficientes e/ou idosos. O primeiro problema ocorreu em seis estacionamentos e o segundo em cinco dos nove autuados

Você pode gostar