Por felipe.martins

Rio - Os 220 mil servidores aposentados e pensionistas do Estado do Rio terão que fazer prova de vida biométrica a partir de 2015. A operação deve ocorrer no mês de aniversário do segurado, sob risco de suspensão do benefício, para quem não se apresentar. Os terminais de autoatendimento estarão disponíveis inicialmente nas 13 agências e postos do Rioprevidência na capital e demais unidades em dez municípios.

Em entrevista exclusiva à coluna, o novo secretário estadual de Planejamento, Francisco Caldas, afirmou que a prova de vida digital será uma inovação e de “extrema importância” para assegurar a manutenção do banco de dados do estado. “Um dos grandes problemas do sistema previdenciário é garantir que as informações do cadastro estejam consolidadas”, disse ontem o titular da pasta, durante a 95ª edição do Fórum Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração).

Secretário Francisco Caldas demonstra o protótipo do terminalDivulgação

O processo consistirá na apresentação da identidade funcional e a coleta da digital no sensor instalado no painel do terminal. Assim que os dados da carteira forem reconhecidos, aparecerão os dados e a foto do segurado. Ao término da operação será emitido um recibo.

O sistema terá tecnologia contra fraude, já que vai reconhecer a digital somente por meio da pulsação sanguínea no dedo. O que não vai permitir o uso de moldes de silicones, que são habitualmente usados em golpes envolvendo a biometria.

O presidente do Rioprevidência, Gustavo Barbosa, explicou que a licitação dos equipamentos será ainda neste semestre. E, com isso, a execução do projeto será a partir do próximo ano. “O pagamento de aposentadorias e pensões envolve dinheiro público. Precisamos cumprir as determinações legais e adotar medidas para garantir que pagamos os benefícios a quem tem direito de fato. A prova de vida digital será possível porque já temos uma base de dados consolidada, resultado do projeto Identidade Funcional”, declarou Gustavo.

COLÉGIO E SHOPPING

Os segurados serão comunicados por meio de cartas com antecedência. A ideia é que na primeira fase os terminais de autoatendimentos sejam instalados nos postos do Rioprevidência, mas que em uma futura etapa estejam presentes em shoppings e colégios estaduais. O Rioprevidência vai analisar como será a capacidade de interação dos segurados com o equipamento.

COMODIDADE

Segundo Cesar Mattos Pires, da ProBid, empresa especializada em Tecnologia da Informação e colaboradora do anteprojeto, os protótipos dos terminais foram elaborados para oferecer comodidade aos segurados: “É adequado à estatura dos usuários. Os tamanhos das letras e dos números que aparecem na tela foram projetados para oferecer leitura mais fácil”.

SERVIÇO NAS CIDADES

O presidente do Rioprevidência, Gustavo Barbosa, explicou à coluna que durante a prova de vida serão avaliados os locais que vão apresentar maior demanda: “Já fazemos isso com o Rioprevidência Móvel, que leva serviços de uma agência a diversas cidades do estado. Quem tiver problemas de locomoção também terá atendimento especial”.

INDEPENDÊNCIA

Segundo Barbosa, outra proposta é que posteriormente, quando o segurado do Rioprevidência estiver acostumado com os terminais, a prova de vida digital seja feita por conta própria. Mas dentro do período estipulado. Enquanto isso, na fase inicial, sempre haverá representante do fundo junto às máquinas para orientar os segurados.


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