Por bferreira

Rio - Jovens que sonham em estudar fora do país têm grande oportunidade de saber o que fazer e como funciona o processo de admissão em universidades nos Estados Unidos. Para ter acesso às informações, os interessados devem participar no dia 1º de setembro da 12ª edição da Feira EducationUSA que acontece no Rio. Representantes de mais de 50 instituições de ensino norte-americanas confirmaram presença no evento gratuito. Eles vão dar dicas sobre graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) e cursos de curta duração, além de inglês intensivo. Também vão abordar os critérios de seleção.

A feira no Rio — que será no Hotel Windsor, em Copacabana, das 17h às 21h — é uma das etapas do Circuito Sul Americano do evento. No dia 30 deste mês, a sede da organização ficará em Brasília. No dia 4 de setembro será a vez de São Paulo receber os representantes das universidades norte-americanas. A Feira EducationUSA vai passar ainda por países como Uruguai, Argentina, Peru, Equador, Chile, Colômbia e Venezuela.

Estarão presentes membros acadêmicos de universidades como Duke University, University of California Los Angeles, University of Florida e New York University. Os alunos serão informados como é a vida acadêmica de cada uma universidades.

Representantes do Consulado dos Estados Unidos no Brasil também vão participar da feira. Lá, eles passarão todas as informações a respeito do processo de pedido de visto para estudantes. Pelo menos 100 mil alunos do Brasil foram atendidos pelo sistema EducationUSA por telefone ou por e-mail no ano passado.

Também estão previstas palestras sobre o programa Ciência Sem Fronteiras, projeto do governo federal, que concede bolsa para alunos brasileiros estudarem no exterior.

Jovens de baixa renda conseguem vagas lá fora

Participantes do programa Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA, voltado a ajudar jovens de baixa renda a financiar estudos nos Estados Unidos, Victor Domene e Luiz Fernando Leal conseguiram ingressar em universidades norte-americanas. Domene foi aceito em Harvard, Yale, Columbia, Princeton e Duke, mas optou por Harvard. Ele começará as aulas no fim deste mês.

Já Leal teve vaga no Illinois Institute of Technology e no Florida Institute of Technology. O aluno recebeu bolsa parcial de estudos da instituição da Flórida. O jovem faz campanha de arrecadação de fundos pela internet para financiar seus estudos nos EUA. Ele já obteve R$ 25 mil.

As inscrições para a 12ª Feira EducationUSA podem ser feitas pelo site www.educationusa.org.br. Informações no telefone (21) 3527 1457.

Você pode gostar