Por bferreira

Rio - Integrantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) entregaram ontem um dossiê para o Ministério Público Estadual com informações colhidas pela entidade referentes ao atual cenário da rede municipal de ensino. Segundo o Sepe, os dados revelam que muitos professores que participaram da última greve ainda sofrem com processos administrativos, que, conforme o sindicato, ainda não foram arquivados e a apuração está em andamento. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a pasta, os processos estão sendo analisados caso a caso e os funcionários tiveram a oportunidade de se defender.

Integrante do Sepe, Suzana Gutierrez criticou a postura da secretaria em manter os processos administrativos. “Estão apontando que os docentes abandonaram o emprego. Mas essa informação é equivocada. Pois estava muito claro que os funcionários faziam greve. Estar em greve não significa e nunca significou abandono de emprego”, argumentou Suzana.

O dossiê apresentado ao Ministério Público Estadual também indicou problemas enfrentados pelas merendeiras, que têm registrado importante número de afastamentos. Segundo a dirigente sindical, as profissionais sofrem com o excesso de trabalho, uma vez que não há contratação de novas merendeiras para as unidades escolares.

O Sepe também solicitou ajuda do Ministério Público para que se solucione os problemas enfrentados por parte da categoria, que teve o salário cortado por dois meses seguidos. O recurso judicial sobre o caso ainda será julgado pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio.

Você pode gostar