Rio - O Rio vai virar a capital da sustentabilidade entre 6 e 14 de setembro. Na segunda edição do evento Green Nation, no Museu da República (Catete), adultos e crianças vão compreender questões ambientais de forma envolvente e pensar no que podem contribuir para o futuro do planeta.
Na Feira Interativa/Sensorial do evento — realizado pela ONG Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente —, haverá por exemplo, cenário de uma casa em que será possível simular o deslizamento de uma encosta. Já um elevador panorâmico vai proporcionar uma viagem no tempo para conhecer o Rio do passado e como ele poderá ser no futuro. Outra atração será o Submarino, em que o visitante poderá ‘navegar’ por um mar de corais e entender os perigos da poluição na água.
Isto sem falar na mostra de cinema, nos seminários e nas oficinas — tudo com entrada gratuita.
A campanha publicitária do evento já está no ar. Criados pela Agência Master e produzidos pela Arte Lux, os filmes usam rostos conhecidos, como o da atriz Juliana Paes. O Green Nation terá apresentação do Sebrae e patrocínios da Nova Cedae, Maersk Oil, ThyssenKrupp, Solví Revita, Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e Prefeitura do Rio. A programação está em www.greennationfest.com.br.
Sobras industriais viram moda
A Cooperárvore, cooperativa social idealizada e apoiada pela Fiat em Betim (MG), usou a moda para comemorar os 10 anos do Árvore da Vida, programa de relacionamento com a comunidade do entorno da fábrica.
Dezenas de artesãs criaram acessórios com material utilizado pela indústria automotiva, como estofamento de carros e cintos de segurança, ‘repaginando’ oito de seus produtos de maior sucesso. Uma das linhas retrata momentos marcantes do Árvore da Vida em história em quadrinhos, como a bolsa da foto. Os produtos estão disponíveis no site www.cooperarvore.com.br.
Boas ações em dia
A empresária Isa Boechat, idealizadora do Programa Evento Recicla, apresentou pela primeira vez, semana passada, os aventais-bags, criados para armazenar resíduos recicláveis coletados em eventos.
O projeto TIM Faz Ciência será implantado em 39 escolas da rede pública de Teresópolis e beneficiará três mil estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Materiais didáticos serão distribuídos a cerca cem professores. Informações: www.timfazciencia.com.br.
A Capemisa participará, pelo quarto ano, do McDia Feliz, a conhecida ação promovida pelo McDonald’s para apoiar a causa da cura do câncer infanto-juvenil. O evento será dia 30 e a seguradora irá apadrinhar a loja de Madureira.